Skip to Main Content
FIGURA 15–5

É necessário conciliar as exigências tecnológicas da assistência médica moderna na sala de cirurgia com as habilidades físicas do profissional necessárias para que exerça os seus cuidados. O anestesiologista deve ter a visão ampla dos monitores e o espaço para os movimentos adequados para exercer a sua função.

FIGURA 31–2

Diagrama do aparelho de anestesia com as fontes de gases (O2, N2O, ar), seção de fluxo contínuo com vaporizador, ventilador (delimitado em azul), sistema respiratório circular com absorvedor de CO2 e sistema de exaustão de gases. O ventilador (com fole e propulsionado pelo oxigênio da rede) está integrado ao sistema e passa a funcionar pelo acionamento de uma chave (balão/ventilador).

Fonte: Adaptada de Center for safety, simulation and advanced learning technologies.7

FIGURA 32–13

A Colocação do equipamento. B Sonografia com Doppler transcraniano antes da perfusão cerebral seletiva, mostrando a artéria cerebral média direita (M1), a artéria cerebral média esquerda (M2) e as artérias cerebrais anteriores direita e esquerda (A1 e A2, respectivamente).

FIGURA 40–3

Padrão de apoptose neuronal e glial após isoflurano em macacos muito jovens ao nível do tálamo. Resultados comparativos gerados por computador mostram neurônios apoptóticos (AC3-positivos) em vermelho e a glia em verde em animais após 5 h de anestesia co isoflurano A ou nenhuma anestesia (controle; B). O isoflurano em comparação ao controle produz elevados níveis de apoptose neuronal no tálamo e córtex enquanto a apoptose de oligoadendrócitos está concentrada na substância branca, incluindo o corpo caloso e a coroa radiada.

AC3, anticorpos anti-adenilciclase tipo 3.

FIGURA 41–7

Classificação de Cormack-Lehane, modificada por Cook, para laringoscopia direta.

Fonte: Adaptada de Cook.18

FIGURA 41–9

Paciente com estenose traqueal. Em A, imagem de endoscopia virtual por tomografia computadorizada acima da estenose traqueal (seta). Em B, correlação com endoscopia convencional. Em C, tomografia convencional em corte coronal com contraste apresentando estenose e calcificações em submucosa (setas).

Fonte: Adaptada de Thomas e colaboradores.35

FIGURA 41–17

Válvula-piloto de manguito com estimativa de pressão – Cuff Pilot®.

Fonte: Teleflex Medical Europe.85

FIGURA 41–32

Perfuração de palato mole durante técnica direcionada em videolaringoscopia com GlideScope. A Presença do tubo traqueal. B Orifício resultante.

Fonte: Adaptada de Amundson e Weingarten.197

...

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.