++
Nossa publicação Anestesiologia: princípios e técnicas tem treze anos de história e chega à 3a edição. Treze anos, pois, embora tenha sido lançada em 1992, os trabalhos da 1a edição iniciaram dois anos antes, em 1990. Para a atual edição, três anos de dedicação foram necessários. A produção do conhecimento na área biomédica é reconhecidamente tão intensa que cinco anos entre uma e outra edição parece ser tempo demasiado. No entanto, o objetivo maior de um livro-texto não é trazer as mais recentes informações e, sim, oferecer a visão da especialidade como um todo. Como nenhum outro veículo, reúne em uma única fonte de consulta todos os temas relevantes da especialidade, fornecendo a informação do que está solidamente estabelecido e o que representa a boa prática corrente.
++
Mesmo que esses objetivos tenham sido plenamente atingidos, acreditamos que o maior mérito desta publicação seja de cunho psicopedagógico. Como afirmou Dr. Carlos Parsloe no prefácio à 2a edição, “…oferece a possibilidade de aprendermos em vernáculo, facilitando a retenção de conceitos e condutas…”. Há excelentes livros-texto de anestesiologia na língua inglesa, mas, independentemente do nível de domínio que o leitor tenha desse idioma, é incomparável a assimilação de conhecimentos que ocorre na leitura em língua-pátria. Portanto, é fundamental que tenhamos nossos textos, que serão sempre mais didáticos e genuínos que as melhores traduções.
++
Cada edição traz a oportunidade de qualificar a obra, corrigindo falhas e incorporando novos conteúdos e colaboradores. Na presente edição, os avanços são facilmente demonstráveis pelo expressivo número de colaboradores dos mais importantes serviços e universidades do país. No total, são 125 colaboradores que acrescentaram 22 capítulos aos já existentes, totalizando 83 capítulos. Dentre as novas aquisições, encontram-se temas tão fundamentais como “Anatomia e fisiopatologia da dor”, de tanta importância clínica como “Anestesia no cardiopata”, tão atuais como “Anestesia no obeso” ou “Anestesia em cirurgia videolaparoscópica”, ou tão especiais quanto “Tratamento da dor crônica em crianças” ou “Anestesia combinada raquiperidural”. Ao ensino e à pesquisa foi dado espaço privilegiado, agregando também dois capítulos sobre o uso da informática e simuladores em anestesiologia. O capítulo “Gestão de qualidade em anestesiologia” oferece subsídios aos que têm como tarefa gerenciar os serviços dessa especialidade.
++
Avançamos também no esmero editorial, fruto de uma rigorosa política de qualidade da Artmed Editora, que justifica sua posição de liderança no mercado editorial médico brasileiro. Não seria suficiente reunir os profissionais mais estudiosos e um coordenador dedicado se não houvesse uma organização especializada e categorizada que assegurasse a transformação dessa energia, dessa vontade, em um produto final diferenciado.
++
Entregamos esta edição com a convicção de que é apenas mais uma etapa de um processo que evolui e, nesse momento, independe das pessoas que lhe possam ter sido fundamentais. Move-se agora com anima própria para cumprir com a exigência daqueles que valorizam e aspiram por uma informação científica nacional.
++
Desejo, neste momento, expressar meus agradecimentos aos senhores Henrique e Celso Kiperman, que viabilizam e dão continuidade a esse projeto, a Letícia Bispo, que o operacionalizou, a Heloísa Stefan, que pacientemente revisou e corrigiu os originais, a Ana Paula Abruzzi e a todos da equipe editorial que assessoraram competentemente sua confecção.
++
Agradeço reconhecidamente aos colaboradores que, mais uma vez, empenharam sua confiança, seu trabalho, sua sabedoria.
++
Algumas pessoas, mais que outras, compreendem em ampliada dimensão o significado deste trabalho. A elas, meus filhos, dedico-o.
+
James Manica
TSA-SBA
Novembro de 2003