++
A 1a edição desta obra, lançada em 1990, resultou da iniciativa de um jovem anestesiologista clínico e do apoio de uma Editora em ascensão em medicina e que já se destacava em psicanálise e educação. Após uma 1a edição de sucesso com autores quase exclusivamente gaúchos, seguiram-se outras duas nos anos de 1997 e 2004. Essas edições, já contando com profissionais renomados de todo o País, serviram para consolidar a obra como referência no aprendizado de anestesiologia no Brasil.
++
Em 2004, com a mudança de minhas atividades profissionais para Portugal, tornou-se inicialmente bastante desafiador dar continuidade à publicação – havia os obstáculos naturais do distanciamento. Contudo, a vontade de prosseguir, apoiada pela evolução dos meios de comunicação, fez com que eu procurasse o apoio da SBA para colmatar as necessidades de um empreendimento à distância. Foi na gestão do Dr. Oscar César Pires como presidente da SBA, em 2015, com a Diretoria Científica do Dr. Rogean Nunes, que a iniciativa teve acolhida e os trabalhos de elaboração foram iniciados.
++
Dentro do previsto, após 2 anos de trabalhos com a participação de mais de 150 autores – referências nacionais nos temas em que contribuem nesta edição –, entrega-se um tratado que oferece os conhecimentos atualizados da anestesiologia. A obra traz o detalhamento e o cuidado científico necessários que garantem a excelência das informações e o esmero editorial que caracterizam as publicações da Artmed Editora, que hoje se destaca como uma das mais importantes do País na área de Biociências. Vale acrescentar que, sendo agora uma obra da SBA, Anestesiologia oferece ao longo dos capítulos algumas das questões comentadas das provas escritas do TSA.*
++
Por tudo isso, esta edição inaugura um novo significado para a nossa publicação, que já não é mais fruto apenas da motivação de um anestesiologista, e sim a concretização de uma antiga aspiração daqueles que vivem o cotidiano da SBA: oferecer o seu livro-texto aos anestesiologistas em especialização e a todos que o necessitem. O que foi um projeto de um jovem anestesiologista sonhador passa a ser um instrumento de divulgação científica oficial da SBA com todas as possibilidades de desenvolvimento que isso representa. Espero que o texto cumpra com sua missão e satisfaça as necessidades dos leitores. Bom proveito!
+
+
++