++
A anestesiologia brasileira moderna nasceu com a fundação da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), em fevereiro de 1948, e passou a ter uma base científica mais sólida com o advento da Revista Brasileira de Anestesiologia, em 1950. A partir dessas iniciativas foi possível perceber um significativo incremento da qualidade na especialidade. No entanto, foi somente no início da década de 1990 que se iniciou a produção de livros-texto nacionais de qualidade. Nessa época, a SBA já era a representante consolidada da especialidade de anestesiologia no País.
++
Hoje, a SBA está presente em todo o território nacional e, também, com forte inserção internacional. Porém, ainda faltava um livro-texto que pudesse, verdadeiramente, conter o espírito plural e miscigenado da anestesiologia brasileira. Foi então que Dr. James Manica procurou o apoio da SBA para que o ajudasse na realização desta 4a edição do Anestesiologia. Esse empreendimento científico veio ao encontro do pensamento já existente e, portanto, o desafio foi prontamente aceito.
++
Deu-se início, então, ao projeto grandioso de reunir, sob a batuta da SBA e sob a organização do Dr. James Manica, mais de 150 colaboradores do mais alto gabarito científico e intelectual, dos diversos estados brasileiros, que graças à grande experiência do organizador puderam gerar uma obra de nível elevado nos seus mais variados tipos de avaliação, desde a abordagem criteriosa e de fácil compreensão dos mais diversos assuntos à qualidade excepcional do produto final.
++
O esmero, o esforço e a competência presentes em cada capítulo desta obra espelham a bela história da anestesiologia brasileira e de cada estado deste imenso País. Além disso, é um retrato fiel da importância e do respeito que este livro dá à esta nobre especialidade, cumprindo com louvor o papel de representar o que há de melhor no conhecimento científico dos quase 70 anos de existência da Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Boa leitura!
+
Ricardo Almeida de Azevedo
Presidente da Sociedade Brasileira de Anestesiologia