Skip to Main Content

ANOMALIAS CONGÊNITAS DO PÊNIS

APENIA

A ausência congênita do pênis (apenia) é extremamente rara. Nessa condição, a uretra geralmente se abre no períneo ou dentro do reto.

Os pacientes com apenia devem ser considerados para designação ao gênero feminino. Castração e vaginoplastia devem ser consideradas, em combinação com o tratamento estrogênico quando a criança se desenvolve.

MEGALOPÊNIS

O pênis cresce rapidamente na infância (megalopênis) em meninos com anormalidades que aumentam a produção de testosterona; por exemplo, tumores de células intersticiais do testículo, hiperplasia ou tumores do córtex suprarrenal. O tratamento é por correção do problema endócrino subjacente.

MICROPÊNIS

O micropênis é uma anomalia mais comum e tem sido atribuído a uma deficiência de testosterona que resulta em crescimento pobre de órgãos que são alvos desse hormônio. Um pênis menor que dois desvios-padrão do normal é considerado um micropênis (ver Quadro 41–1). Os testículos são pequenos e, frequentemente, criptorquídicos. Outros órgãos, inclusive a bolsa escrotal, podem estar envolvidos. Evidências iniciais sugerem que a capacidade do hipotálamo de secretar hormônio liberador do hormônio luteinizante (LHRH) está diminuída. O eixo hipofisário-gonadal parece estar intacto, pois os órgãos respondem à testosterona, embora essa resposta, às vezes, possa ser lenta. Estudos têm mostrado que a aplicação tópica de creme de testosterona a 5% causa crescimento peniano aumentado, mas seu efeito é devido à absorção do hormônio, que estimula sistemicamente o crescimento genital. Pacientes com micropênis devem ser avaliados cuidadosamente para outras anomalias endócrinas e do sistema nervoso central. Crescimento ósseo retardado, anosmia, incapacidades de aprendizado e deficiências de hormônio adrenocorticotrófico e tireotrofina têm sido associados ao micropênis. Além disso, a possibilidade de problemas de intersexo deve ser investigada cuidadosamente antes de se começar a terapia.

Quadro 41–1Tamanho do pênis não esticado e do testículo da infância à idade adulta

A abordagem do manejo do micropênis tem passado por alterações graduais em anos recentes, mas a reposição de androgênio é o requisito básico. O objetivo é fornecer testosterona suficiente para ...

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.