Skip to Main Content

DOENÇA RENAL CLÍNICA – VISÃO GERAL

As doenças renais clínicas são aquelas que envolvem principalmente o parênquima renal. Hematúria, proteinúria, piúria, oligúria, poliúria, dor, insuficiência renal com azotemia, acidose, anemia, anormalidades eletrolíticas e hipertensão podem ocorrer em uma grande variedade de distúrbios que afetam qualquer parte do parênquima renal, vasos sanguíneos ou trato excretor.

Uma anamnese e um exame físico completos, um exame minucioso da urina, testes bioquímicos de sangue e urina, conforme indicados, são passos iniciais essenciais na investigação de qualquer paciente.

Anamnese e exame físico

A. História familiar

A história familiar pode revelar doença de origem genética; por exemplo, anomalias metabólicas tubulares, rins policísticos, tipos incomuns de nefrite ou defeitos vasculares ou da coagulação, que podem ser pistas essenciais para o diagnóstico. Parentes em primeiro grau de pacientes com doença renal diabética têm um risco aumentado de doença renal em fase terminal, herdada, independentemente do diabetes melito.

B. História pregressa

A história pregressa pessoal deve cobrir infecções, lesões traumáticas e exposição a agentes tóxicos, anticoagulantes ou fármacos que possam produzir reações tóxicas ou de sensibilidade. Uma história de diabetes, de doença hipertensiva ou de doença autoimune deve ser obtida. O interrogatório pode também revelar sintomas de uremia, debilitação e complicações de doença renal crônica, mas, frequentemente, o paciente é assintomático e o diagnóstico de nefropatia é feito incidentalmente por achados laboratoriais anormais.

Exame físico

Palidez, edema, hipertensão, retinopatia (alterações hipertensivas ou diabéticas) ou estigmas de doença congênita e hereditária podem ser detectados.

Achados laboratoriais

A. Sumário de urina

O exame de urina é a parte essencial de qualquer investigação de doença renal.

1. Proteinúria

Proteinúria de qualquer grau significativo (2 a 4+) é sugestiva de doença renal clínica (envolvimento do parênquima). Elementos formados presentes na urina estabelecem o diagnóstico adicionalmente. Proteinúria significativa ocorre em doenças glomerulares de mediação imune ou distúrbios com envolvimento renal, como diabetes melito, mieloma ou amiloidose. Nefrite intersticial, rins policísticos e outros transtornos tubulares, geralmente não estão associados a proteinúria significativa. Para quantificar melhor o grau de proteinúria, deve-se coletar amostra de urina de 24 horas ou usar amostra de urina isolada para razão de creatinina (dosada em mg de proteína/mg de creatinina) em substituição (ver Fig. 33–1).

Figura 33–1

O gráfico ilustra a relação entre excreção de proteína urinária total nas 24 horas e a razão total proteína-creatinina (mg/mg) determinada em uma amostra de urina aleatória. Embora pareça haver uma relação próxima, pode haver uma variabilidade grande na excreção de proteína nas 24 horas em uma dada razão total proteína-creatinina. Em uma razão de 2, por exemplo, a excreção de proteína nas 24 horas variou de 2 a quase ...

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.