Skip to Main Content

INTRODUÇÃO

A urologia lida com doenças e distúrbios do sistema geniturinário masculino, do sistema urinário feminino e das glândulas suprarrenais. Esses sistemas estão ilustrados nas Figuras 1–1 e 1–2.

Figura 1–1

Anatomia do sistema geniturinário masculino. Os tratos superior e médio desempenham somente funções urológicas. O trato inferior desempenha funções tanto genitais quanto urinárias.

Figura 1–2

Relações entre rins, ureteres e bexiga (superfície anterior).

SUPRARRENAIS

Aspecto macroscópico

A. Anatomia

Cada rim tem seu polo superior recoberto por uma glândula suprarrenal, e ambos os órgãos são circundados pela fáscia de Gerota (perirrenal). Cada suprarrenal pesa cerca de 5 g. A suprarrenal direita tem formato triangular; a esquerda é mais arredondada e crescentiforme. Cada glândula é formada por um córtex, influenciado principalmente pela hipófise, e uma medula que deriva do tecido cromafínico (Avisse et al., 2000; O’Donoghue et al., 2010).

B. Relações

A Figura 1–2 mostra a relação das suprarrenais com outros órgãos. A suprarrenal direita fica entre o fígado e a veia cava. A suprarrenal esquerda fica próxima da aorta e é coberta em sua superfície inferior pelo pâncreas. O baço fica no sentido superior e lateral a ela.

Histologia

O córtex suprarrenal, que compõe 90% da massa, é constituído por três camadas distintas: a zona glomerulosa externa, a zona fasciculada média e a zona reticular interna. A medula ocupa uma posição central e é constituída por células poliédricas que contêm um citoplasma granuloso eosinofílico. Essas células cromafínicas são acompanhadas por células ganglionares e pequenas estruturas arredondadas.

Suprimento sanguíneo

A. Arterial

Cada suprarrenal recebe três artérias – uma da artéria frênica inferior, uma da aorta e outra da artéria renal.

B. Venoso

O sangue proveniente da suprarrenal direita é drenado por uma veia muito curta para a veia cava; a veia suprarrenal esquerda termina na veia renal esquerda.

Linfáticos

Os vasos linfáticos acompanham a veia suprarrenal e drenam para os linfonodos lombares.

RINS

Aspecto macroscópico

A. Anatomia

Os rins estão localizados ao longo das bordas dos músculos psoas e adotam, portanto, uma posição oblíqua. A posição do fígado faz o rim direito ser mais baixo que o esquerdo (Figs. 1–2 e 1–3). Cada rim adulto pesa cerca de 150 g.

Figura 1–3

Relações dos rins (superfície posterior). As linhas tracejadas representam o contorno dos ...

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.