++
Nas duas últimas décadas, as escolas médicas têm feito a transição para um currículo integrado que está focado nos sistemas orgânicos específicos. De forma importante, esses novos modelos são implicitamente translacionais* e pretendem mesclar os elementos centrais da biologia celular e molecular, da fisiologia, da farmacologia, da patologia e da anatomia com a medicina clínica. Este livro (e outros da série) foi concebido para servir como um auxílio para cursos de escolas que utilizam uma abordagem de ensino baseada em órgãos.
++
Este livro deve atrair em especial alunos que desejam preencher a lacuna entre a ciência da medicina e a prática da medicina. Foi tomado grande cuidado para sintetizar a farta e relevante literatura em conceitos digeríveis. Assim como um edifício requer uma base sólida para a sua estabilidade, alterações e atualizações, o estudante de medicina perspicaz precisa de uma base sólida nas ciências básicas para desenvolver uma abordagem segura no diagnóstico diferencial e tratamento. Em todo o livro, incluí correlações clínicas que vinculam conceitos fundamentais com cenários clínicos. Isso é evidente principalmente nos primeiros capítulos, direcionados para as ciências básicas. As correlações clínicas fornecem um poderoso incentivo para a absorção de conceitos importantes, mas também são bastante desafiadoras para alunos com pouca exposição clínica. Para esses leitores, gostaria de sugerir uma abordagem minimalista com foco no contexto e posterior retorno para as correlações clínicas, depois de estarem confortáveis com o conteúdo central.
++
Cada capítulo é dividido em cinco seções principais com objetivos específicos:
++
Os objetivos de aprendizagem são elaborados no sentido de articular claramente o resultado do aprendizado pretendido.
O conteúdo central enfatiza conceitos. Meu objetivo foi transformar um tema complexo em uma apresentação compreensível, completa e atual. O uso de ilustrações originais com legendas extensas e detalhadas permite ao aluno se concentrar em conceitos importantes ou difíceis. Além disso, correlações clínicas foram cuidadosamente incorporadas para enfatizar a relevância da ciência para o cuidado com o paciente ou para esclarecer uma área complexa. Para maior clareza, conteúdos controversos foram simplificados. Contudo, a bibliografia serve para refletir sobre áreas controversas (notadamente, cientistas e médicos nem sempre estão de acordo).
Uma breve bibliografia comentada composta de 5 a 15 referências “legíveis”. A prioridade foi colocada tanto na legibilidade quanto no impacto. Em minha experiência, os alunos são em geral sobrecarregados pelo grande volume e densidade das leituras complementares. Meu objetivo foi selecionar artigos originais bem escritos e revisões que inspirem o aluno e proporcionem uma perspectiva adicional.
Um resumo dos pontos-chave que mostram o “grande cenário”. A seção resumo deve ser especialmente útil para revisão rápida antes dos exames padronizados e, é claro, depois de completar um capítulo.
Exemplos de exercícios com explicações detalhadas. O formato da pergunta é quase sempre baseado em casos e semelhante aos utilizados nos exames padronizados, como o USMLE** ou de conselhos nacionais. Incluí uma discussão sobre a justificativa para a resposta correta, assim como para as respostas incorretas, para deixar a aprendizagem mais completa.
++
As seções clínicas, que compreendem o último terço do livro, foram projetadas para o aluno em nível avançado, embora as informações sejam de natureza conceitual e incorporem ou se baseiem em princípios científicos fundamentais.
++
Por que participar na autoria de todos os capítulos? Eu ocasionalmente me encontrei fazendo essa mesma pergunta nas altas horas da noite e nas sessões matinais. No entanto, estou convencido de que tal abordagem gera uma fluidez que permanece firmemente focada em conceitos de aprendizagem, em vez de memorização de fatos. Tive a sorte de recrutar vários especialistas no campo para auxiliar com todos os capítulos, seja como coautor, ou simplesmente como um par de olhos (ver agradecimentos).
++
Finalmente, este livro reflete o compromisso de 20 anos com o ensino e a aprendizagem. Claramente, estou esperançoso de que a combinação da minha experiência clínica e científica repercuta no aluno, independentemente do nível. Apesar das longas horas e do tempo longe dos amigos e familiares, tive muito prazer em elaborar este livro. Espero que ele preencha uma lacuna para aqueles que procuram por uma ferramenta de aprendizado que faça a ponte entre a ciência e a medicina clínica – especialmente, os estudantes de medicina em transição para a prática profissional, residentes ou pós-graduandos de nefrologia ou residentes interessados à procura de uma revisão dos conceitos básicos, e profissionais que desejem sucintamente revisar os mais recentes avanços científicos no campo nefrológico. Mais importante, espero que este livro lhes inspire a alcançar seu vasto potencial como profissionais da saúde.
+
+
++
++