++
Durante muitos anos na medicina acadêmica e por meio de inúmeras entrevistas com alunos, residentes, pós-graduandos das especialidades e aspirantes ao corpo docente, tenho ficado frequentemente impressionado pela resposta à pergunta sobre a razão pela qual o candidato deseja fazer carreira na medicina acadêmica. A resposta mais frequente é que eles “gostam de ensinar”. Quando perguntado por que eles gostam de ensinar, muitas vezes é dito que ensinar nos conserva atualizados e que se pode aprender muito com os alunos e residentes. Dessa forma, eles estão usando o “ensinar” para eles mesmos aprenderem! Na prática, muitos gostam simplesmente de “se exibir” com o que sabem e impressionar os alunos com a complexidade e a profundidade de seus conhecimentos.
++
Esse quadro contrasta com a atitude do autor deste livro, Paul Schmitz, a quem eu conheço como amigo e colega há muitos anos. Ele tem o que acredito ser a verdadeira motivação de um professor, que é ministrar o conteúdo de uma palestra ou discussão de forma que possa ser compreendido. Ele tem a capacidade única de se colocar no lugar do aluno, do residente, do pós-graduando ou do membro mais novo do corpo docente e traçar seu plano de ensino com o objetivo de ministrar o conteúdo de uma forma sob medida às necessidades deles e em nível apropriado. Sua sólida formação clínica, seu treinamento em pesquisa básica e em fisiologia e sua habilidade em ler e assimilar as novidades da ciência e da medicina proporcionam um panorama abrangente para o aprendizado contínuo. Ele pode apresentar uma visão geral simplificada, se necessário, ou detalhada, se for preciso. Ele sempre avalia o resultado do seu esforço de ensino perguntando se a mensagem apropriada foi recebida, orgulha-se de um trabalho bem feito e fica verdadeiramente decepcionado e preocupado se a classe não apreender a mensagem por completo. Essa atitude pode ser vista neste livro, no qual ele se deu ao enorme trabalho de apresentar o conteúdo de maneira facilmente compreensível, incorporou conceitos científicos de forma lógica e prática e acrescentou ilustrações bem trabalhadas e muito úteis para esclarecer conceitos complexos.
++
Este projeto começou realmente há vários anos, quando Dr. Schmitz assumiu o papel de liderança no ensino do módulo renal na Saint Louis University School of Medicine. Ele procurou longa e arduamente um texto adequado ou fonte de referência para os alunos. No final, organizou uma apostila que não apenas estabeleceu o padrão para a escola de medicina, como recebeu muitos elogios por parte dos alunos, de modo que serviu como um modelo para muitas outras disciplinas. Isso, então, foi estendido para os residentes da medicina interna e, posteriormente, para os estagiários da especialidade de nefrologia. Em cada nível, seus esforços foram reconhecidos com inúmeros elogios e prêmios de ensino ao longo dos anos. Ele tem liderado o ensino na Divisão de Nefrologia, elevou o patamar para alcançar a excelência, e seus esforços ininterruptos para melhorar e refinar a apostila original evoluíram para finalmente culminar neste livro, que é uma destacada contribuição para a educação médica. Isto é o que “gostar de ensinar” deve significar!
+
Kevin J. Martin, MB, BCh, FASN
Professor of Internal Medicine
Director, Division of Nephrology
Saint Louis University
Saint Louis, MO