Skip to Main Content

ASPECTOS-CHAVE

Aspectos-chave

  • A compreensão da carga de multimorbidade é mais importante do que nunca no momento em que as organizações de cuidados de saúde analisam a perspectiva da população, os dados eletrônicos se tornam mais acessíveis e os modelos de oferta de cuidados integram todo o contínuo de cuidados.

  • A multimorbidade continua a aumentar em frequência, sendo um importante correlato de uso elevado de recursos.

  • A multimorbidade pode ser medida quantitativamente como várias combinações de tipos de diagnóstico.

  • O sistema de grupos clínicos ajustados (ACGs, do inglês adjusted clinical groups) para a caracterização de multimorbidade tem muitos usos em cuidados clínicos, manejo de recursos e pesquisas em serviços de saúde e na compreensão dos padrões de morbidade ao longo do tempo.

  • O sistema ACG tem sido usado em muitos países, em várias aplicações, para uma melhor adaptação dos serviços e recursos de saúde às reais necessidades.

Como ocorreu na maioria dos países industrializados nas últimas décadas, a indústria de cuidados de saúde entrou na era do grande volume de dados (Big Data). Com a proliferação dos prontuários eletrônicos, portais de saúde para pacientes, aplicativos de telemedicina para smartphones e dispositivos médicos portáteis para rastreamento, a capacidade de capturar dados de saúde nunca foi tão grande. Essa avalanche de dados poderia beneficiar muito a compreensão da carga de morbidade de uma população, desde que os dados importantes fossem discerníveis do ruído.

A capacidade de medir e monitorar a condição de saúde de toda uma população levou ao foco na mensuração de “desfechos de saúde de um grupo de indivíduos, incluindo a distribuição desses desfechos dentro desse grupo”, o que foi definido como “saúde populacional”.1 Tal abordagem exige o reconhecimento da natureza inter-relacionada de doenças e os padrões de morbidade resultantes.

Para isso, novos modelos de oferta de cuidados de saúde integrados ao longo do espectro de cuidados de saúde e da comunidade estão sendo rapidamente implementados, ao redor do mundo, para mitigar os efeitos de um sistema de oferta isolado.2 Modelos integrados de oferta de cuidados de saúde, Accountable Care Organizations, Patient-Centered Medical Homes, Primary Care Medical Homes, General Practice Federations e Physician Integrated Networks têm o mesmo objetivo de coordenação de cuidados, levando em consideração a multiplicidade de diagnósticos em uma população.

A multimorbidade está rapidamente se tornando regra na sociedade. A expectativa de vida tem aumentado (em especial, nos países em desenvolvimento) como resultado dos avanços ambientais e médicos e, ao mesmo tempo, está levando ao aumento na prevalência de muitas doenças e a um aumento na coexistência de múltiplas doenças. Mesmo que a morbidade aumente com a idade, a coexistência não casual de multimorbidade é maior em pessoas mais jovens,3 sem dúvida porque populações altamente vulneráveis (como crianças pequenas) são mais propensas a vários tipos de doenças. Um aumento no número e no tipo de riscos ambientais, sociais e pessoais tem contribuído ...

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.