Skip to Main Content

1. NEURULAÇÃO

No homem, o esboço primitivo que dará origem ao sistema nervoso surge em torno de 18 dias de desenvolvimento, antes mesmo do aparecimento do primeiro somito. Ele desenvolve-se a partir do ectoderma situado na região mediodorsal do embrião, à frente do nó e acima do cordomesoderma. O cordomesoderma, que atingiu sua posição pelo processo de gastrulação, será o responsável pela indução do ectoderma supra-adjacente a tornar-se tecido neuroblástico (Figura 32.1).

Figura 32.1

Esquema da vista dorsal de um embrião humano pré-somítico com 18 dias de desenvolvimento. Observe a região da placa neural. A notocorda, em linha tracejada, está abaixo da placa neural.

Simultaneamente, com a regressão da linha primitiva, a notocorda dirige-se caudalmente, e o ectoderma situado acima dela também será induzido a formar tecido neuroblástico.

Tem-se agora uma placa alongada em forma de “chinelo’’, com a porção mais larga na extremidade cefálica, na região mediodorsal do embrião, acima da notocorda e de parte do mesoderma para-axial. Essa placa consiste em um espessamente ectodérmico – a placa neural – (Figura 32.2).

Figura 32.2

Esquema da vista dorsal de um embrião humano em torno de 20 dias de desenvolvimento. Observar o surgimento dos somitos, a formação do sulco neural e a regressão da linha primitiva.

A neurulação primária parece ser similar em todos os vertebrados. Uma vez que se forma a placa neural, suas bordas espessam-se e movem-se para cima para formar as dobras neurais, formando um sulco neural em forma de U, bem no centro da placa. As dobras migram para a linha média do embrião, fundindo-se para formar um tubo neural debaixo do ectoderma (Figuras 32.3 e 32.4). As células da porção mais dorsal do tubo neural tornam-se as células das cristas neurais.

Figura 32.3

Esquema da vista dorsal de um embrião humano em torno de 22 dias de desenvolvimento. Observar que as pregas neurais se fundiram no nível dos somitos, mas ainda estão amplamente separadas nas duas extremidades do embrião.

Figura 32.4

Embrião de mamífero no final da neurulação. Observar os neuróporos anterior e posterior ainda abertos. Presença de três vesículas cerebrais: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo.

A neurulação primária é dividida em quatro etapas distintas que se sobrepõem no tempo e no espaço. Essas etapas são: formação e modelamento da placa neural, dobramento da placa para a formação do sulco neural, fechamento do sulco para a formação do tubo neural.1

1.1 Formação e modelamento da placa neural

A placa neural é ...

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.