++
No homem, o esboço primitivo que dará origem ao sistema nervoso surge em torno de 18 dias de desenvolvimento, antes mesmo do aparecimento do primeiro somito. Ele desenvolve-se a partir do ectoderma situado na região mediodorsal do embrião, à frente do nó e acima do cordomesoderma. O cordomesoderma, que atingiu sua posição pelo processo de gastrulação, será o responsável pela indução do ectoderma supra-adjacente a tornar-se tecido neuroblástico (Figura 32.1).
++++
Simultaneamente, com a regressão da linha primitiva, a notocorda dirige-se caudalmente, e o ectoderma situado acima dela também será induzido a formar tecido neuroblástico.
++
Tem-se agora uma placa alongada em forma de “chinelo’’, com a porção mais larga na extremidade cefálica, na região mediodorsal do embrião, acima da notocorda e de parte do mesoderma para-axial. Essa placa consiste em um espessamente ectodérmico – a placa neural – (Figura 32.2).
++++
A neurulação primária parece ser similar em todos os vertebrados. Uma vez que se forma a placa neural, suas bordas espessam-se e movem-se para cima para formar as dobras neurais, formando um sulco neural em forma de U, bem no centro da placa. As dobras migram para a linha média do embrião, fundindo-se para formar um tubo neural debaixo do ectoderma (Figuras 32.3 e 32.4). As células da porção mais dorsal do tubo neural tornam-se as células das cristas neurais.
++++++
A neurulação primária é dividida em quatro etapas distintas que se sobrepõem no tempo e no espaço. Essas etapas são: formação e modelamento da placa neural, dobramento da placa para a formação do sulco neural, fechamento do sulco para a formação do tubo neural.1
+++
1.1 Formação e modelamento da placa neural
+