Skip to Main Content

1. PORÇÃO CAUDAL DO INTESTINO ANTERIOR: DESENVOLVIMENTO NORMAL

Devido aos encurvamentos que o disco embrionário sofre nos planos longitudinal e transversal, no final da quarta semana, temos um embrião com uma estrutura tubular. Durante esse pregueamento, ficou incorporada a parte dorsal do saco vitelino. Analisando-se a Figura 30.1, verifica-se que o embrião apresenta uma cavidade bucal primitiva separada do restante do tubo digestório pela membrana bucofaríngea; essa cavidade oral primitiva (estomódio) origina-se do ectoderma, bem como a porção final do tubo digestório, posterior à membrana cloacal, o proctódio. As membranas bucofaríngea e cloacal são formadas pelo ectoderma e pelo endoderma e correspondem àquelas regiões em que o mesoderma não pode se interpor durante a formação do terceiro folheto germinativo. As glândulas salivares são originadas de invaginações do ectoderma do estomódio. A porção compreendida entre as duas membranas (bucofaríngea e cloacal) é totalmente originária da parte dorsal do saco vitelino. O endoderma origina a maior parte do epitélio do tubo digestório e o parênquima de suas glândulas associadas (fígado e pâncreas). A musculatura e os tecidos conectivos do tubo digestório e do peritônio visceral são originários do mesênquima esplâncnico circunjacente ao revestimento endodérmico do tubo digestório primitivo.

Figura 30.1

Ilustrações de cortes sagitais de embriões em fase de dobramentos cefalocaudal e caudocefálico. Observar o estabelecimento dos intestinos anterior, médio e posterior. O coração também é trazido para a sua posição torácica definitiva.

Esse mesoderma prende o tubo digestório à parede dorsal do embrião pelo mesodorsal. Na região ventral, também ocorre o mesmo fenômeno, mas o mesoventral não persiste por toda a extensão do tubo digestório. O mesoventral é mantido na maior parte do intestino médio e posterior.

As membranas bucofaríngea e cloacal degeneram após as quatro primeiras semanas iniciais, estabelecendo-se a comunicação do tubo digestório com o exterior do embrião.

Por motivos didáticos, costuma-se dividir o tubo digestório primitivo em três regiões: intestino anterior ou cefálico, intestino médio e intestino posterior ou caudal (Figura 30.2).

Figura 30.2

Esquema de um embrião de aproximadamente 25 dias de desenvolvimento, mostrando o tubo digestório primitivo.

O intestino anterior corresponde à região compreendida entre a boca e o início do saco vitelino, e daí derivará a boca, a faringe (descrito no Capítulo 28), o esôfago, o estômago, a parte do duodeno até a abertura do colédoco, o fígado, o pâncreas e ainda a porção inferior do aparelho respiratório (descrito no Capítulo 29). O intestino médio corresponde à região que se comunica com o saco vitelino, e dessa parte derivarão o restante do duodeno, o jejuno, o íleo, o ceco, o cólon ascendente e parte do cólon transverso. O intestino posterior corresponde ...

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.