Skip to Main Content

1. CARACTERÍSTICAS DA 1A SEMANA

Vimos no capítulo sobre fecundação (Capítulo 5) o encontro dos gametas – o aparecimento de um novo indivíduo. Vamos acompanhar agora, durante as quatro primeiras semanas de vida, o início do desenvolvimento humano.

1.1 Zigoto

Os batimentos ciliares da tuba uterina colaboram no transporte do zigoto na direção do útero.

O ovo fecundado, ou zigoto, deve deslocar-se da ampola para o útero. Isso é feito principalmente mediante a ação ciliar e as contrações da parede da tuba (Figura 25.1A e 25.1B). O ovócito não fecundado permanece em atividade metabólica reduzida e morre em pouco tempo.

Figura 25.1

A – Da ovulação à implantação. O ovócito II, após liberado pelo ovário, é captado pelas fímbrias da ampola, e a fecundação ocorre quando ainda se encontra em metáfase II. A cariogamia só ocorre após a liberação do segundo corpúsculo polar, isto é, após completada a meiose do ovócito. O germe vai se clivando à medida que é deslocado pelos batimentos ciliares da tuba até atingir o útero. A implantação no endométrio uterino inicia quando o germe se encontra na fase de blastocisto. B – Corte transversal ao nível da ampola tubária: é o segmento distal da tuba, onde a membrana mucosa forma uma rede de delicadas dobras, nas quais as células ciliadas estão em maior número do que as células mucosas secretoras (ver detalhe ampliado). C – Fase secretora tardia da mucosa uterina, com implantação: o blastocisto chega na cavidade uterina em torno do 5o dia e a implantação inicia no meio do 6o dia após a fecundação.

1.2 Clivagem

A clivagem rotacional e a compactação são características dos mamíferos.

O ovo ou zigoto é revestido por uma membrana denominada zona pelúcida, de natureza glicoproteica, que é secretada pelo ovócito. Além de impedir que o germe se enterre na tuba uterina (nidação tubária) durante a sua passagem para o útero, tem função fundamental no processo da fecundação (ver Capítulo 5).

A clivagem tem início cerca de 30 horas após a fecundação. Durante a passagem pela tuba em direção ao útero, o zigoto vai se dividindo em um padrão característico. Por tratar-se de um ovo oligolécito, as clivagens serão totais. Dos blastômeros resultantes, um poderá ser levemente maior do que o outro. A 2a clivagem ocorre 40 a 50 horas após a fecundação. Nessa clivagem, um dos blastômeros se cliva meridionalmente, e o outro o faz equatorialmente, produzindo, desse modo, um padrão característico do mamífero, que é denominado clivagem rotacional (Figura 25.2). No estágio de oito células, o embrião apresenta os blastômeros inicialmente não compactados e logo a seguir compactados – compactação (Figura 25.3). Essa compactação é ...

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.