Skip to Main Content

1. APARELHO REPRODUTOR FEMININO NAS AVES

O aparelho reprodutor feminino das aves consta de um ovário e de um oviduto situados no lado esquerdo do corpo. Embora, embriologicamente, o par do lado direito inicie sua formação, ele degenera mais ou menos por completo no curso do desenvolvimento. Acredita-se que a razão para tal degeneração seja o grande volume do ovo formado, incompatibilizando a presença de dois ovos na parte baixa da cavidade do corpo.

O ovário fica preso à parede dorsal do corpo pelo mesovário – uma dobra do peritônio que se situa junto à extremidade anterior do rim. Uma ave que já iniciou a postura apresenta, em seu ovário, ovócitos em várias fases de maturação, desde os microscópicos até os que já estão próximos a se romperem dos folículos. O estigma corresponde a áreas avasculares ao longo das quais ocorre a ruptura dos folículos.

O oviduto consta das seguintes partes: 1) Pavilhão ou infundíbulo: ele se abre na cavidade do corpo, próximo ao ovário. Seus filamentos envolvem o ovo no momento de sua liberação do ovário. 2) Magno: região espiralada secretora de albúmen. 3) Istmo: uma pequena região próxima ao útero. É uma região menos espiralada, em que se depositam fibras de queratina, as quais entrarão na composição das membranas da casca. 4) Útero: porção dilatada, onde o ovo se completa e onde a casca é formada. 5) Vagina: região terminal; desemboca na cloaca junto com a porção terminal do tubo digestório e o rudimento do oviduto direito (Figura 23.1).

Figura 23.1

Aparelho reprodutor feminino de aves (galinha). Ovário e oviduto esquerdo.

1.1 Desenvolvimento dos folículos ovarianos

O ovo das aves é do tipo telolécito.

O primeiro corpúsculo polar forma-se logo após a ovulação, e a fecundação ocorre quando o ovo está em metáfase II.

As ovogônias multiplicam-se durante a vida embrionária e param de aumentar de número na época da eclosão da ave (ao menos em galinhas). Quando a ave nasce, os gametas femininos já se encontram em ovócitos de primeira ordem. Inicia-se, agora, um período de crescimento. O ovócito, que está protegido por suas células foliculares, aumenta constantemente de tamanho pela deposição do vitelo. Nas aves, em período de postura, alguns ovócitos entram no período de maturação, que compreende, além de um crescimento muito mais rápido, duas divisões desiguais consecutivas, produzindo dois pequenos corpúsculos polares, que depois vão degenerar. O processo de maturação tem início ainda dentro do folículo ovariano e termina no oviduto, após a ovulação, quando o ovócito será fecundado. No ovário de uma galinha, em período de postura, há um processo contínuo e sucessivo de ovócitos que entram em maturação. A grande maioria dos folículos permanece latente, porém todas as fases de crescimento podem ...

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.