Skip to Main Content

1. DESENVOLVIMENTO DO CAENORHABDITIS ELEGANS

1.1 Importância do Caenorhabditis elegans na biologia do desenvolvimento

O Caenorhabditis elegans, além de ser ótimo material de laboratório por apresentar corpo transparente com número de células definidas e que podem ser acompanhadas uma a uma no seu desenvolvimento, também se destaca porque seu genoma já foi completamente sequenciado.

Os nematódeos são organismos que representam bem os indivíduos que, no seu desenvolvimento, não envolvem interações entre células e que, quando um blastômero é isolado, não consegue refazer o todo. Eles são chamados mosaicos ou de desenvolvimento autônomo. No desenvolvimento dos nematódeos, o destino celular é especificado para cada célula, não dependendo de informações de agentes morfogenéticos transmitidas entre células, como no caso dos indivíduos ditos regulativos, como ouriço-do-mar, anfioxo e vertebrados (ver Capítulo 8).

O Caenorhabditis elegans é um material excelente de laboratório no estudo do desenvolvimento, pois pode ser mantido e pode reproduzir-se em condições laboratoriais por várias gerações. Ele representa os nematódeos porque, a partir dele, muitos genes fundamentais para o desenvolvimento foram identificados. O genoma completo de C. elegans foi sequenciado e contém em torno de 19.000 genes, isto é, número próximo ao do genoma humano, que contém mais ou menos 22.000 genes. Porém, o número de nucleotídeos é de apenas 3% em relação ao do ser humano. O sequenciamento completo do genoma de C. elegans foi o primeiro obtido em um indivíduo multicelular. Foram identificados em torno de 17.000 genes que afetam o desenvolvimento, muitos dos quais estão relacionados a genes que controlam o desenvolvimento em vertebrados e Drosophila, entre os quais estão os genes Hox e genes de moléculas de sinalização das rotas TGF-β, Wnt e Notch. A sua escolha é adequada por ser um organismo com pequeno número de células, seu corpo ser transparente e o desenvolvimento de cada célula poder ser acompanhado individualmente. A larva, quando eclode, é composta de 558 células e, depois de quatro estágios larvais subsequentes, o número de células chega a 959, excluindo as germinativas. Contudo, nem todas essas células sobrevivem, porque a morte celular programada (apoptose) de células específicas é uma característica no desenvolvimento desse nematódeo. O destino das células pode ser facilmente seguido pela sua cutícula transparente. As linhagens celulares são praticamente invariáveis de indivíduo para indivíduo.

Os adultos de C. elegans têm 1 mm de comprimento por 70 µm de diâmetro. São hermafroditas e se autofecundam ou se reproduzem por reprodução cruzada; os machos são produzidos sob condições especiais.

1.2 Ciclo vital do Caenorhabditis elegans

O Caenorhabditis elegans facilmente se reproduz em laboratório, e várias gerações podem ser acompanhadas em pouco tempo.

O desenvolvimento embrionário a 25ºC leva à eclosão da larva após 15 horas. A forma adulta é atingida após a passagem por quatro estágios larvais, o que é obtido após 50 horas do ...

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.