Skip to Main Content

INTRODUÇÃO

Os vertebrados pertencem ao filo Chordata. Esse filo apresenta três características principais que se fazem notar precocemente no embrião: 1) uma corda nervosa dorsal, que, na maioria dos casos, é oca ou tubular; 2) uma notocorda (que lhe atribui a designação) médio-dorsal, imediatamente ventral à corda nervosa; 3) um aparelho branquial situado na porção anterior do tubo digestório, na faringe. Essa área é composta por uma série de arcos cartilaginosos, conhecidos como arcos viscerais ou branquiais, entre os quais são encontrados sulcos branquiais (externamente) e bolsas branquiais (internamente).

O filo Chordata pode ser dividido em cordados inferiores e cordados superiores. Os cordados inferiores (Acraniata) estão subdivididos em três subfilos: Hemichordata (representado pela classe Enteropneusta), Urochordata (Tunicata) e Cephalochordata (Amphioxus). Os cordados superiores (Craniata) estão representados por Vertebrata.

Os cefalocordados apresentam as maiores semelhanças com os vertebrados. As formas que os representam recebem o nome global de anfioxo (Amphioxus), substituído por Brachiostoma para uso taxonômico formal. Entre todos os cordados inferiores, o anfioxo é o que apresenta características mais próximas dos cordados superiores: túbulo neural dorsal, notocorda subjacente e área faringeal bem desenvolvida.

Os anfioxos são translúcidos e têm aspecto pisciforme, embora lhes faltem aletas bem desenvolvidas, o que limita a plena eficácia natatória. Costumam enterrar-se no fundo da areia, deixando sobressair apenas a extremidade anterior. Não apresentam um esqueleto como os vertebrados, ou seja, vértebras, costelas e crânio. Em vez disso, a notocorda é muito desenvolvida, persistindo por toda a vida e agindo como eixo corporal. A notocorda estende-se até a ponta do “nariz”, característica que lhe confere o nome Cephalochordata. Uma substância cartilaginosa outorga rigidez às brânquias, aleta dorsal e partes bucais. Não apresentam cérebro verdadeiro, embora o túbulo neural seja mais alargado anteriormente. Uma série de nervos apresenta-se ao longo do túbulo neural, e a presença de indícios de órgãos dos sentidos correspondentes ao nariz e aos olhos é discutível. Os movimentos natatórios dependem de um sistema muscular formado por uma série segmentada de massas musculares dispostas em forma de V em ambos os lados do corpo. O sistema circulatório é constituído por muitos “corações” pulsáteis, pequenos bulbos cardioides situados no trajeto dos numerosos vasos sanguíneos ao longo da área faringeal (Figura 19.1).

Figura 19.1

A – Vista externa do anfioxo mostrando o seu aspecto pisciforme, morfologia miotomal e ausência de aletas desenvolvidas. B – Aspecto interno do anfioxo mostrando a corda nervosa dorsal, a notocorda e o aparelho branquial.

1. GÔNADAS

Os testículos e os ovários são numerosos e se dispõem aos pares, aproximadamente 28, de cada lado do corpo. Apresentam-se metamericamente a partir do 12o ao 40o, ou 41o, miótomo. Não são encontrados ductos nas gônadas masculinas ou femininas. Quando a maturidade sexual é ...

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.