Skip to Main Content

INTRODUÇÃO

O ovo maduro e não fecundado não sintetiza mais DNA e tampouco se divide. A fecundação aciona o metabolismo adormecido do ovo culminando com a retomada do ciclo celular pelo zigoto. As divisões, após a fecundação, são muito rápidas e sincronizadas, resultando na formação de células cada vez menores – os blastômeros. O ovo, ao armazenar vitelo, perde a relação núcleo/citoplasma. A diminuição do volume de blastômeros, após cada clivagem, tem por finalidade restabelecer o tamanho típico das células somáticas. Esse objetivo é alcançado porque os ciclos celulares, durante a clivagem, são abreviados. Um ciclo celular somático apresenta quatro fases: G1 – intervalo entre o final de uma divisão celular e o início da síntese de DNA; S – período de síntese de DNA; G2 – período entre o final da síntese e a próxima divisão; M – período da divisão celular (mitose).

As rápidas divisões dos blastômeros são obtidas pela eliminação dos intervalos G1 e G2 e pela redução dos tempos das fases S e M. Além disso, no ciclo celular somático, observa-se que, antes das células se dividirem, elas crescem, adquirindo o tamanho daquelas que lhes deram origem, para só então se dividirem. Esse período de crescimento não acontece durante a clivagem, determinando, por isso, a formação de blastômeros cada vez menores. Uma vez restabelecida a relação núcleo/citoplasma, a velocidade e o sincronismo das divisões celulares retomam os níveis das células somáticas típicas.

A transição da fecundação para a clivagem é causada pela ativação do MPF, onde M, originalmente significando maturation, pode também ser estendido a mitosis (ver Capítulo 5).

1. PADRÕES DE CLIVAGEM

O padrão de clivagem é a expressão da quantidade de vitelo.

A expressão da clivagem, no que se refere ao padrão e à velocidade da formação dos sulcos, está intimamente relacionada com a quantidade e à distribuição de vitelo no ovo.

O vitelo, em ovos heterolécitos e telolécitos, apresenta-se concentrado em um polo do ovo – o polo vegetativo –, ao passo que o núcleo e o citoplasma se encontram no polo oposto – o polo animal. O polo vegetativo geralmente dificulta a formação do sulco de clivagem, impedindo inclusive que, em alguns casos, ele se efetue.

No polo animal, como quase não há concentração de vitelo, a velocidade das divisões celulares é bem maior. Nos ovos com pouca ou moderada quantidade de vitelo, o sulco de clivagem divide todo o ovo, estabelecendo uma clivagem total ou holoblástica. Quando a quantidade de vitelo é grande, o sulco de clivagem não atravessa o polo vegetativo, e então apenas o citoplasma ativo se cliva, estabelecendo uma clivagem parcial ou meroblástica.

1.1 Clivagem holoblástica (total)

Na clivagem holoblástica total, todo o ovo se divide. ...

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.