++
Ovogênese é o processo da formação do gameta feminino. Esse processo implica, além da redução do número diploide de cromossomos para haploide, o armazenamento maior ou menor de substâncias de reserva, levando em conta o que o embrião necessitará para o seu desenvolvimento. Enquanto a substância de reserva é mínima naqueles embriões que desde o início do desenvolvimento estabelecem conexões nutritivas com a mãe, ou, passando por um estágio larval, retiram os nutrientes do meio, em outros embriões, a substância de reserva acumulada no ovo torna o embrião autossuficiente até a eclosão. Finalmente, é durante a ovogênese que se vão depositando no gameta feminino produtos de expressão gênica que influenciarão o engatilhamento da expressão de outros genes no início do desenvolvimento do embrião.
+++
1. ANATOMIA DO APARELHO REPRODUTOR FEMININO HUMANO
++
Os órgãos internos do aparelho reprodutor feminino humano compreendem dois ovários, duas tubas uterinas, um útero, o colo do útero e a vagina (Figura 4.1).
++++
Os ovários se posicionam nas paredes laterais da pelve, nas fossas ovarianas. Sua forma assemelha-se à de uma amêndoa, apresentando de 3 a 5 centímetros de comprimento, 1,5 a 2 centímetros de largura e em torno de 1 centímetro de espessura. Distinguem-se duas regiões principais: a cortical e a medular. A medula compacta está conectada ao hilo, que contém remanescentes da rete ovarii, correspondente à rete testis do testículo. O córtex abriga os folículos primordiais, assim como os que estão em desenvolvimento.
++
Cada uma das tubas uterinas tem de 10 a 18 centímetros de comprimento. Distinguem-se duas regiões, uma proximal – o istmo – e uma distal, na qual estão situadas a ampola, sítio da fecundação, e o infundíbulo, sítio da captação do ovócito. As dobras da mucosa do istmo estão dispostas longitudinalmente, o epitélio apresenta poucos cílios e o lúmen é reduzido. O istmo abre-se no ângulo superior (corno) do útero. Na ampola, a membrana mucosa forma uma rede delicada de dobras nas quais as células ciliadas estão em maior número do que as células secretoras. A ampola continua no infundíbulo, que é um segmento em forma de funil, que se abre na cavidade do corpo e apresenta franjados – as fímbrias.
++
Antes da ovulação, a tuba recebe um aumento de suprimento sanguíneo e apresenta um aumento de sua motilidade. O movimento da tuba uterina, bem como movimentos do próprio ovário permitem que as fímbrias do infundíbulo se posicionem acima do folículo maduro e capturem o ovócito no momento da ovulação (Figura 4.2).
++++
O útero, na mulher adulta, tem de 7 ...