++
A espermatogênese é o processo da formação dos gametas masculinos que ocorre no testículo. No testículo, os gametas são formados nos túbulos seminíferos e daí são acrescidos de líquidos provenientes dos mesmos túbulos, das vesículas seminais, da próstata e das glândulas bulbouretrais, que servem como veículos para transportá-los ao exterior.
+++
1. ANATOMIA DOS ÓRGÃOS GENITAIS MASCULINOS HUMANOS
+++
1.1 Testículo, epidídimo, canal deferente e uretra
+
O aparelho reprodutor masculino é formado pelos testículos (órgãos produtores dos gametas), epidídimo, canal deferente e uretra (vias de eliminação dos espermatozoides).
++
Os testículos são órgãos pares situados dentro da bolsa escrotal (Figura 3.1).1 Cada testículo está envolvido pela túnica albugínea, formada por tecido conectivo denso, que emite septos dividindo o órgão em lóbulos. No interior dos lóbulos estão alojados os túbulos seminíferos, responsáveis pela formação das células gaméticas masculinas. Os túbulos seminíferos são estruturas enoveladas, e ambas as extremidades confluem e se abrem na rete testis. Da rete testis partem de 10 a 20 túbulos eferentes, sendo que estes têm continuidade com o epidídimo, que, por sua vez, continua com o canal deferente (Figura 3.2).2
++++++
Junto com o líquido produzido nos túbulos seminíferos, pelas células de Sertoli, os espermatozoides são levados até a rete testis e daí para o epidídimo mediante os túbulos eferentes. Nos túbulos eferentes, 90% do líquido secretado pelos túbulos seminíferos é reabsorvido. Quando, no camundongo, há uma deficiência na reabsorção, o indivíduo torna-se estéril. As células principais do epidídimo possuem processos celulares ramificados (esterocílios) responsáveis pela nutrição e pelo amadurecimento dos espermatozoides. Os espermatozoides, que até aqui eram transportados passivamente, são, agora, transportados sob a ação peristáltica dos fibromiócitos, que se localizam na parede externa do epidídimo e estão aderidos intimamente ao seu epitélio. O lúmen do epidídimo torna-se mais expandido na sua porção mais caudal e, nessa região, os espermatozoides são armazenados e reabsorvidos, se não forem ejaculados. A partir do epidídimo, os espermatozoides são transportados até o nível da ampola – uma expansão do canal deferente – e daí em diante são acrescidos das secreções produzidas pelas glândulas anexas e ejaculados pela uretra. A uretra é rodeada pelo corpo esponjoso peniano, e supra-adjacente a esse estão os dois corpos cavernosos. O pênis apresenta uma parte fixa e uma móvel. A parte móvel é o corpo peniano, e a fixa é unida ao diafragma urogenital e ao púbis pelas suas raízes (Figura 3.1).