++
Vinte e sete milhões de pessoas nos Estados Unidos realizam viagens internacionais por ano; um terço delas viaja para nações em desenvolvimento. De todos os viajantes, 50 a 70% adoecem durante a sua viagem ao exterior. O número de crianças que viaja com as famílias continua a aumentar. As crianças são habitualmente mais suscetíveis às doenças infecciosas, ao trauma e a outros problemas de saúde, que variam de acordo com o destino da viagem. A preparação para a viagem de crianças e bebês inclui a consideração dos riscos específicos de cada destino, os problemas médicos subjacentes e a administração de vacinas de rotina e relacionadas à viagem. O médico envolvido no aconselhamento pré-viagem deve focar os assuntos listados no Quadro 45–1.
++
+++
PREPARANDO CRIANÇAS E BEBÊS PARA A VIAGEM
++
Os pais e os cuidadores devem ser aconselhados de que viajar com crianças e bebês é muito mais agradável quando for limitado o número de trajetos em uma única viagem; quando o tempo de viagem for mantido relativamente curto; e de que é preciso contar com possíveis atrasos na viagem. O planejamento para atrasos e outros problemas deve incluir brinquedos novos ou jogos favoritos para distração, e provisão extra de alimentos e bebidas, mudas de roupa e medicamentos para febre.
+++
Cuidados médicos durante a viagem
++
É útil obter nomes e endereços dos provedores locais de cuidados de saúde no destino de viagem da família. A informação pode ser obtida com especialistas em Medicina de Viagem ou no diretório de membros da International Society of Travel Medicine. O site em inglês da The International Association for Medical Assistance to Travelers (www.iamat.org) é outro recurso útil, com um diretório mundial de prestadores com proficiência em inglês.* O seguro de viagem é altamente encorajado. As seguradoras não só cobrem os cuidados médicos no destino, mas também oferecem contatos de 24 ...