Skip to Main Content

ESTUDO DE CASO

ESTUDO DE CASO

Uma mulher de 78 anos é levada ao hospital devido à suspeita de sobredose de ácido acetilsalicílico*. Ela tomou esse medicamento para dores nas articulações por muitos anos sem incidentes, mas, desde o ano passado, ela vem exibindo sinais de declínio cognitivo. Seu cuidador a encontra confusa, hiperventilando e vomitando. Ele, então, avista um frasco vazio de comprimidos de ácido acetilsalicílico e liga para o 911.** No pronto-socorro, amostras de sangue venoso e arterial são obtidas, enquanto as vias respiratórias, a respiração e a circulação são avaliadas. Um acesso intravenoso (IV) é obtido, e a descontaminação gastrintestinal é iniciada. Depois de verificada a gasometria sanguínea, bicarbonato de sódio é administrado por via IV.

Qual é a finalidade do bicarbonato de sódio?

**N. de T. No Brasil, o número para chamadas de emergências é o 192.

A farmacologia pode ser definida como o estudo de substâncias que interagem com sistemas vivos por meio de processos químicos. Essas interações geralmente ocorrem pela ligação da substância a moléculas reguladoras e pela ativação ou inibição de processos normais do corpo. Essas substâncias podem ser produtos químicos administrados para se obter um efeito terapêutico benéfico sobre algum processo no paciente ou por seus efeitos tóxicos sobre processos reguladores em parasitas que infectam o paciente. Essas aplicações terapêuticas deliberadas consistem na função da farmacologia médica, com frequência definida como a ciência das substâncias usadas para prevenir, diagnosticar e tratar doenças. A toxicologia é o ramo da farmacologia que lida com os efeitos indesejáveis de produtos químicos sobre sistemas vivos, desde células individuais de seres humanos até ecossistemas complexos (Figura 1–1). A natureza dos fármacos – suas propriedades físicas e suas interações com sistemas biológicos – é discutida na primeira parte deste capítulo.

FIGURA 1–1

Principais áreas de estudo na farmacologia. As ações de produtos químicos podem ser divididas em dois grandes domínios. O primeiro (lado esquerdo) é o da farmacologia e toxicologia médicas, que visa compreender as ações de fármacos como produtos químicos em organismos individuais, em especial seres humanos e animais domésticos. Tanto efeitos benéficos como tóxicos estão incluídos. A farmacocinética lida com a absorção, a distribuição e a eliminação de fármacos. A farmacodinâmica preocupa-se com as ações do produto químico no organismo. O segundo domínio (lado direito) é o da toxicologia ambiental, que se preocupa com os efeitos de produtos químicos sobre todos os organismos e sua sobrevivência em grupos e como espécies.

Novos medicamentos são acrescentados a cada ano; eles são necessários por vários motivos, incluindo (1) aumento da resistência de bactérias e de outros parasitas; (2) descoberta de novos processos-alvo em doenças que não foram consideradas adequadamente; e (3) reconhecimento de novas doenças. Além disso, ocorreu um aumento considerável no número de fármacos constituídos por grandes moléculas...

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.