++
A 15ª edição de Farmacologia básica e clínica dá as boas-vindas a Todd W. Vanderah como organizador associado desta edição e para ser organizador das futuras edições. Há mais de 40 anos, esta obra traz as informações mais atualizadas disponíveis nesta área. Esta edição reflete a importante expansão dos fármacos de grandes moléculas na farmacopeia, incluindo vários novos anticorpos monoclonais e outros “biológicos” discutidos em diversos capítulos. Embora ainda sejam poucos em comparação com o número de fármacos de pequenas moléculas, esses agentes complexos ofereceram importantes inovações terapêuticas e constituem uma fração significativa e crescente do gasto total em terapias farmacológicas. Além disso, esta 15ª edição continua a utilizar-se de grande número de ilustrações coloridas, amplia as informações sobre transportadores, farmacogenômica e novos fármacos de todos os tipos e oferece estudos de casos comentados na maioria dos capítulos. Assim, Farmacologia básica e clínica se propõe a ser um livro-texto de farmacologia abrangente, confiável e de fácil leitura para estudantes de qualquer área das ciências da saúde.
++
Esta edição mantém a sequência usada em muitas disciplinas de farmacologia e no currículo integrado: princípios básicos da descoberta de fármacos, farmacodinâmica, farmacocinética e farmacogenômica; fármacos autonômicos; fármacos cardiovasculares-renais; fármacos com ações importantes sobre a musculatura lisa; fármacos que agem no sistema nervoso central; fármacos usados para tratar inflamação, gota e doenças do sangue; fármacos endócrinos; fármacos quimioterápicos; toxicologia; e tópicos especiais. Esta sequência acrescenta novas informações a uma base de informações já assimiladas. Por exemplo, a apresentação precoce da farmacologia do sistema nervoso autônomo permite que os estudantes integrem a fisiologia e a neurociência que aprenderam em outras áreas com a farmacologia que estão estudando e os prepara para compreender os efeitos autonômicos de outros fármacos. Isso é especialmente importante para os grupos de fármacos cardiovasculares e do sistema nervoso central. Porém, os capítulos podem ser usados de maneira igualmente proveitosa em disciplinas e currículos que apresentem estes tópicos em sequência diferente.
++
Dentro de cada capítulo, é colocada ênfase na discussão de grupos farmacológicos e em protótipos em vez de se oferecer detalhes repetitivos sobre fármacos individuais. A seleção do assunto e da ordem de apresentação se baseia na experiência acumulada de ensino dessa disciplina a milhares de estudantes de medicina, farmácia, odontologia, pediatria, enfermagem e outras áreas das ciências da saúde.
++
As características importantes que tornam este livro particularmente útil no currículo integrado incluem seções que abordam especificamente a escolha clínica, a utilização dos fármacos e o monitoramento de seus efeitos colaterais – em outras palavras, a farmacologia clínica é parte integral deste livro. São fornecidas listas com os nomes genéricos ao final da maioria dos capítulos para uma fácil referência pelo médico ou pelo profissional que avalia a lista de medicamentos de um paciente ou que elabora uma receita.
++
O QUE HÁ DE NOVO NESTA EDIÇÃO
++
A inclusão de Todd W. Vanderah, PhD, como organizador associado e autor.
Atualizações importantes nos capítulos sobre imunofarmacologia, fármacos anticonvulsivantes, antipsicóticos, antidepressivos, antidiabéticos, anti-inflamatórios e antivirais, prostaglandinas e neurotransmissores do sistema nervoso central. A farmacologia canabinoide ganhou mais destaque e um novo capítulo na seção de tópicos especiais é dedicado a esta importante área.
Expansão contínua da cobertura de conceitos gerais relacionados a receptores recém-descobertos, mecanismos de receptores e transportadores de fármacos.
Descrições de importantes fármacos novos, especialmente dos biológicos, lançados até dezembro de 2019.
Ilustrações totalmente coloridas e revisadas fornecem muito mais informações sobre mecanismos e efeitos farmacológicos, além de ajudar a esclarecer conceitos importantes.
++
Esta 15ª edição celebra quatro décadas de publicação do Farmacologia básica e clínica. A ampla adoção de suas 14 edições anteriores indica que este livro satisfaz uma importante necessidade e acreditamos que esta nova edição terá ainda mais sucesso nesse sentido. Estão disponíveis traduções em chinês, croata, tcheco, francês, georgiano, indonésio, italiano, japonês, coreano, lituano, português, espanhol, turco e ucraniano.
++
Gostaria de reconhecer os esforços anteriores e atuais dos autores que deram importantes contribuições, da equipe da Lange Medical Publications, da Appleton & Lange e da McGraw Hill, além dos revisores de texto desta edição, Greg Feldman e Katharine Katzung. Também gostaria de agradecer a Alice Camp e Katharine Katzung por suas conferências de texto especializadas.
++
E para finalizar, sugestões e comentários sobre Farmacologia básica e clínica são sempre bem-vindos.
+
Bertram G. Katzung, MD, PhD
Organizador