Skip to Main Content

INTRODUÇÃO

Os pacientes de cirurgia pediátrica não são meros adultos pequenos. O cuidado cirúrgico de crianças difere bastante daquele dos adultos em muitos aspectos, incluindo as exclusivas demandas fisiológicas que variam conforme a idade e o desenvolvimento. O desenvolvimento fisiológico do neonato é mais parecido com o de um feto, enquanto adolescentes são semelhantes a adultos, e lactentes ou crianças têm problemas exclusivos da sua idade cronológica e de seu desenvolvimento. Os lactentes e as crianças também sofrem de anormalidades congênitas e doenças que não são vistas em adultos, e o seu manejo exige uma ótima compreensão dos aspectos relevantes da embriologia e da patogênese.

CUIDADO DOS RECÉM-NASCIDOS

Cuidado intensivo neonatal

O recém-nascido com lesão cirurgicamente corrigível costuma ter outros problemas que ameaçam a sua sobrevida. O cuidado com esses bebês – particularmente os prematuros e pequenos para a idade gestacional – melhorou com o surgimento dos cuidados intensivos nos berçários. Foram feitos avanços significativos na tecnologia de monitoração e suporte respiratório de lactentes. Atualmente, lactentes de baixo peso ao nascimento podem receber suporte ventilatório com respiradores sofisticados para lactentes por períodos prolongados em um microambiente controlado com precisão. A terapia com surfactante e a ventilação de alta frequência permitiram a sobrevivência de uma população de lactentes extremamente prematuros. A temperatura é controlada por regulação automática, enquanto pulso e pressão arterial são continuamente registrados. A ventilação é monitorada por eletrodos transcutâneos de O2 e CO2 ou por cateteres arteriais de longa permanência. As consequências metabólicas da prematuridade e do retardo de crescimento intrauterino são monitorizadas por medidas frequentes de glicose, cálcio, eletrólitos e bilirrubina em microlitros de sangue. As necessidades nutricionais para o crescimento e desenvolvimento podem ser fornecidas pelas vias enteral ou parenteral. Esse tipo de cuidado especializado de neonatos criticamente enfermos exige equipe treinada e equipamentos especializados. O cuidado desses bebês é realizado melhor em centros regionais capazes de oferecer cirurgia pediátrica e cuidado intensivo neonatal.

Classificação

Os recém-nascidos podem ser classificados conforme seu nível de maturação (peso) e desenvolvimento (idade gestacional). Um recém-nascido normal a termo tem idade gestacional entre 37 a 42 semanas, e um peso corporal maior que 2.500 g. A idade gestacional do recém-nascido é calculada a partir da data do último período menstrual. Porém, a avaliação clínica da idade gestacional pelo exame morfológico e neurológico do pequeno recém-nascido pode ser mais acurada que o cálculo a partir da história menstrual.

Quatro sinais podem ser úteis na avaliação da idade gestacional. Os recém-nascidos com menos de 37 semanas de idade gestacional têm (1) cabelos tipo penugem com pele fina e semitransparente, (2) orelhas sem sustentação cartilaginosa, (3) nódulo mamário menor que 3 mm de diâmetro e (4) poucas pregas transversas nas porções anteriores das plantas dos pés. Nos meninos, os testículos não desceram completamente e se localizam no canal inguinal, ...

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.