Skip to Main Content

ANATOMIA

O colo do intestino inicia na válvula ileocecal e termina no reto, abrangendo, aproximadamente, 140 cm de comprimento. O colo tem componentes intraperitoneais e retroperitoneais. Ceco, colo ascendente e colo descendente são retroperitoneais, ao passo que colo transverso e sigmoide são intraperitoneais (Fig. 30–1). O diâmetro da luz é máximo no ceco (~ 7 cm) e reduz distalmente. Consequentemente, lesões de massa no ceco têm menor probabilidade de causar obstrução, e a parede fina nessa localização é mais vulnerável à necrose isquêmica e à perfuração causadas por obstrução do intestino grosso. Há quatro camadas na parede intestinal: mucosa, submucosa, muscular própria e serosa (Fig. 30–2). A mucosa é composta por três camadas: epitélio colunar simples, organizado para formar criptas, lâmina própria e muscular da mucosa. A submucosa é a camada resistente do colo, por ter a maior concentração de colágeno. Portanto, é importante que essa camada seja incorporada nas anastomoses. A muscular própria é composta por uma camada circular interna e outra longitudinal externa, que se torna espessa em três bandas ao redor da circunferência para formar as tênias do colo. O apêndice pode ser encontrado em um ponto do ceco para o qual convergem as tênias. No retossigmoide, essas bandas se espalham para formar uma camada uniforme que assinala o final do colo e o início do reto. Os vetores desses componentes musculares da parede produzem encurtamento do colo para formar segmentações denominadas haustros (Fig. 30–3), que se movem longitudinalmente. Os apêndices epiploicos são apêndices de gordura sobre a superfície serosa.

Figura 30–1

O intestino grosso: divisões anatômicas e suprimento sanguíneo. As veias estão representadas na cor preta. Em destaque, a configuração comum do colo do intestino.

Figura 30–2

Corte transversal do colo do intestino. A musculatura longitudinal envolve o colo, mas é mais espessa na região das tênias colônicas.

Figura 30–3

Enema baritado de colo do intestino normal. Observe o aspecto dos haustros e a localização das flexuras esplênica e hepática.

O reto tem início do promontório do sacro e termina no anel anorretal. Localiza-se entre o colo e o ânus e tem de 12 a 16 cm de comprimento. Não possui tênias, uma vez que a musculatura longitudinal se espalha em forma de leque e engloba a circunferência da parede. O reto ainda pode ser diferenciado do colo pela ausência de apêndices epiploicos e de haustros. Tem segmento intraperitoneal e extraperitoneal. Posteriormente, o reto é intraperitoneal apenas no nível da junção retossigmoide. Entretanto, as paredes anterior e lateral do segmento superior do reto são intraperitoneais. Há uma dobra peritoneal anterior que se estende para o interior da pelve, aproximadamente de 5 a 8 cm ...

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.