++
A expressão “abdome agudo” denota dor abdominal súbita, espontânea, não traumática e intensa, caracteristicamente com evolução inferior a 24 horas. O quadro de abdome agudo requer diagnóstico rápido e específico, uma vez que diversas etiologias demandam intervenção cirúrgica urgente. Como frequentemente há um distúrbio intra-abdominal progressivo subjacente, o atraso indevido no diagnóstico e no tratamento pode afetar a evolução de maneira negativa.
++
A abordagem ao paciente com abdome agudo deve ser sistemática e meticulosa. Deve-se pensar na possibilidade de abdome agudo mesmo em paciente com apresentação leve ou atípica. Cada vez mais, determinadas populações de pacientes apresentam-se com queixas atípicas, incluindo imunocomprometidos, idosos e pacientes portadores de derivação gástrica. A história e o exame físico frequentemente sugerem uma causa provável, permitem a formulação de diagnóstico diferencial e orientam a escolha dos exames diagnósticos iniciais. Então, o médico deve decidir se há necessidade de internação para observação ou de exames adicionais, se há indicação de cirurgia imediata ou se o tratamento não cirúrgico será mais adequado.
++
Todos os médicos devem estar familiarizados com o padrão de apresentação das causas mais comuns de abdome agudo (Tab. 21–1) e de suas apresentações atípicas em determinadas populações. Além disso, devem estar familiarizados com os padrões específicos de doenças regionais. Embora a causa mais comum de dor abdominal nos pacientes que se apresentam para atendimento de emergência seja desconforto inespecífico, não diagnosticar as causas tratáveis de dor abdominal pode ser desastroso para o paciente.
++
++
A coleta da história por um médico experiente é determinante para a direção da investigação em paciente com abdome agudo. A anamnese de um paciente é um processo ativo por meio do qual um grande número de hipóteses diagnósticas ...