++
A cirurgia moderna foi redefinida por instrumentos que utilizam fontes de energia, ferramentas tecnológicas que em muitos aspectos revolucionaram a delicadeza, a precisão e a exatidão de diversas cirurgias realizadas. No entanto, muitas pessoas que utilizam esses instrumentos todos os dias têm pouquíssima compreensão da tecnologia subjacente a essas ferramentas. Embora um tratado completo sobre a geração eletromagnética de calor e a geração de corrente física esteja além do escopo deste capítulo (e estão disponíveis em outros lugares), a compreensão de algumas regras fundamentais que regem o comportamento das correntes elétricas e de alguns princípios relativamente simples ajudam a orientar a utilização dessas tecnologias.
+++
Princípios de eletricidade
++
Um circuito elétrico pode ser definido como qualquer via que permita um fluxo ininterrupto de elétrons. A corrente elétrica é o fluxo de eletricidade (o número de elétrons) em um determinado circuito ao longo de um período de tempo constante e é medida em amperes (A). A corrente pode ser fornecida como corrente contínua (CC) com terminais positivos e negativos constantes ou como corrente alternada (CA) com polos se invertendo constantemente. A força eletromotriz, ou voltagem, é uma medida da força que impulsiona a corrente de elétrons e está relacionada com a diferença de energia potencial entre dois terminais. A resistência é a tendência de qualquer componente de um circuito a resistir ao fluxo de elétrons e aplica-se aos circuitos CC. O equivalente a essa tendência em um circuito CA é conhecido como impedância. Qualquer onda eletromagnética, desde a energia elétrica residencial a transmissões de rádio até a luz visível, pode ser descrita por três componentes: velocidade, frequência e comprimento de onda. Como todas as ondas eletromagnéticas viajam na velocidade da luz, que é uma constante, essas ondas dependem da relação entre a frequência e o comprimento de onda. Essas três características são definidas pela equação:
++
++
frequência (f) e comprimento de onda (λ) são inversamente proporcionais; isto é, quando a frequência aumenta, o comprimento de onda diminui, e vice-versa. A capacidade de passar uma corrente de alta frequência através de um corpo humano, sem causar danos, torna a eletrocirurgia possível.
++
A eletrocirurgia é muitas vezes incorretamente denominada eletrocautério, que é uma técnica separada. A eletrocauterização consiste em um dispositivo de CC de circuito fechado, no qual a corrente passa através de um fio exposto, que oferece resistência à corrente (Fig. 7–1). A resistência provoca energia elétrica que será dissipada na forma de calor, aumentando a temperatura no fio que, então, aquece o tecido. No eletrocautério verdadeiro, nenhuma corrente passa pelo paciente. A eletrocauterização é aplicada principalmente em microcirurgias, como procedimentos oftalmológicos, em que uma quantidade muito pequena de ...