Skip to Main Content

INTRODUÇÃO

O acidente vascular cerebral (AVC) é a quarta causa principal de morte nos EUA (depois de doença cardíaca, câncer e doença pulmonar crônica) e o distúrbio neurológico incapacitante mais comum. Nos EUA, ocorrem cerca de 750.000 novos casos e 150.000 mortes por AVC a cada ano.

A incidência de AVC aumenta com a idade, sendo que cerca de dois terços de todos os AVCs ocorrem em pessoas com mais de 65 anos; a incidência é um pouco maior em homens do que em mulheres, sendo maior em afrodescendentes do que em brancos. Os fatores de risco modificáveis para o AVC consistem em hipertensão sistólica ou diastólica, fibrilação atrial, diabetes, dislipidemia e falta de atividade física (Tabela 13–1). A incidência de AVC diminuiu nas últimas décadas, principalmente em decorrência da melhora no tratamento da hipertensão.

Tabela 13–1Fatores de risco bem documentados para acidente vascular cerebral1

Os fatores genéticos também parecem ser importantes na patogênese dos AVCs, embora a causa da maioria dos AVCs provavelmente seja multifatorial, envolvendo influências poligênicas e ambientais. Vários distúrbios mendelianos, dos quais a maioria consiste em distúrbios raros, apresentam o AVC como uma das principais manifestações; alguns desses distúrbios, nos quais o gene afetado foi identificado, estão listados na Tabela 13–2.

Tabela 13–2Alguns distúrbios monogênicos associados com acidente vascular cerebral

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.