++
O acidente vascular cerebral (AVC) é a quarta causa principal de morte nos EUA (depois de doença cardíaca, câncer e doença pulmonar crônica) e o distúrbio neurológico incapacitante mais comum. Nos EUA, ocorrem cerca de 750.000 novos casos e 150.000 mortes por AVC a cada ano.
++
A incidência de AVC aumenta com a idade, sendo que cerca de dois terços de todos os AVCs ocorrem em pessoas com mais de 65 anos; a incidência é um pouco maior em homens do que em mulheres, sendo maior em afrodescendentes do que em brancos. Os fatores de risco modificáveis para o AVC consistem em hipertensão sistólica ou diastólica, fibrilação atrial, diabetes, dislipidemia e falta de atividade física (Tabela 13–1). A incidência de AVC diminuiu nas últimas décadas, principalmente em decorrência da melhora no tratamento da hipertensão.
++++
Os fatores genéticos também parecem ser importantes na patogênese dos AVCs, embora a causa da maioria dos AVCs provavelmente seja multifatorial, envolvendo influências poligênicas e ambientais. Vários distúrbios mendelianos, dos quais a maioria consiste em distúrbios raros, apresentam o AVC como uma das principais manifestações; alguns desses distúrbios, nos quais o gene afetado foi identificado, estão listados na Tabela 13–2.
++