++
Os distúrbios do movimento (algumas vezes denominados distúrbios extrapiramidais) comprometem a regulação de atividades motoras voluntárias, sem afetar diretamente a força, a sensibilidade ou a função cerebelar. Eles incluem os distúrbios hipercinéticos, associados a movimentos involuntários anormais, e os distúrbios hipocinéticos, caracterizados pela pobreza de movimentos. Os distúrbios do movimento resultam da disfunção de estruturas profundas de substância cinzenta subcortical, denominadas núcleos da base. Embora não exista uma definição anatômica universalmente aceita dos núcleos da base, pode-se considerar, para propósitos clínicos, que compreendem o núcleo caudado, o putame, o globo pálido (GPi), o núcleo subtalâmico e a substância negra. O putame e o globo pálido são denominados coletivamente núcleo lentiforme; a combinação de núcleo lentiforme e núcleo caudado é denominada corpo estriado.
++
O circuito básico dos núcleos da base consiste em três alças neuronais que interagem (Figura 11–1). A primeira é uma alça corticocortical, que passa do córtex cerebral, pelo núcleo caudado e putame, o segmento interno do globo pálido e o tálamo, voltando então ao córtex cerebral. A segunda é uma alça nigroestriatal, conectando a substância negra com o caudado e o putame. A terceira, uma alça estriadopalidal, projeta-se do caudado e do putame para um segmento externo do globo pálido, depois para o núcleo subtalâmico e, finalmente, para o segmento interno do globo pálido. Em alguns distúrbios do movimento (p. ex., doença de Parkinson), pode ser identificado um local discreto da patologia dentro dessas três vias; em outros casos (p. ex., no tremor essencial), a anormalidade anatômica exata é desconhecida.
++
+++
TIPOS DE MOVIMENTOS ANORMAIS
++
A categorização de um movimento anormal é, em geral, o primeiro passo em direção ao diagnóstico neurológico. Os movimentos anormais podem ser classificados como tremor, coreia, atetose ou distonia, balismo, mioclonia ou tiques. Tais movimentos podem se originar em diversos contextos, como em distúrbios degenerativos ou com lesões estruturais. Em muitos distúrbios, os movimentos anormais são a única característica clínica.
++
Um tremor é um movimento oscilatório rítmico, melhor caracterizado por sua relação com a atividade motora voluntária, ou seja, se ocorre em repouso, durante a manutenção de uma postura particular ou durante o movimento. As principais causas de tremores estão listadas na Tabela 11–1. O tremor é intensificado pelo estresse emocional e desaparece com o sono. Um tremor que ocorre quando o membro está em repouso geralmente é conhecido como tremor estático ou tremor de repouso. Se estiver presente durante a manutenção de uma postura, é denominado tremor postural; embora possa continuar durante o movimento, os movimentos não aumentam sua gravidade. Quando o tremor está presente durante o movimento, mas não durante o repouso, em geral é ...