++
A punção lombar é indicada com os seguintes propósitos:
++
Diagnóstico de meningite ou de outros distúrbios infecciosos ou inflamatórios, hemorragia subaracnóidea, encefalopatia hepática, processos malignos da meninge, distúrbios paraneoplásicos, ou suspeita de anormalidades da pressão intracraniana.
Avaliação da resposta ao tratamento na meningite e em outros distúrbios infecciosos ou inflamatórios.
Administração de medicações intratecais ou meios de contraste radiológicos.
Raramente, para reduzir a pressão do líquido cerebrospinal (LCS).
++
Suspeita de lesão de massa intracraniana. Nessa situação, a realização de uma punção lombar pode precipitar uma herniação transtentorial incipiente.
Infecção local sobrejacente ao local da punção. Nessa circunstância, a punção lombar deve ser substituída por uma punção cervical ou punção de cisterna.
Coagulopatia. Deficiências de fatores de coagulação e trombocitopenia (contagem de plaquetas abaixo de 50.000/mm3 ou em queda rápida) devem ser corrigidas antes de se realizar a punção lombar, para reduzir o risco de hemorragia.
Suspeita de lesão de massa na medula espinal. No caso de bloqueio espinal completo, deve ser retirada somente uma pequena quantidade de LCS, pois a remoção de LCS pode produzir uma diferença de pressão acima e abaixo do bloqueio, o que pode aumentar o grau de compressão medular.
++
Com um paciente cooperante, a punção lombar geralmente pode ser executada por uma única pessoa. Um assistente pode ser útil para o posicionamento e o manuseio das amostras de LCS, em especial quando o paciente não colabora ou tem medo.
+++
B. Equipamento e suprimentos
++
Os itens a seguir, que normalmente fazem parte dos kits pré-montados para punção lombar, são necessários. Tudo deve ser esterilizado.
++
Luvas.
Solução contendo iodo para esterilização da pele.
Esponjas.
Campos estéreis.
Lidocaína (1%).
Seringa (5 mL).
Agulhas (tamanho 22 e 25).
Agulhas para punção espinal (de preferência tamanho 22) com mandril.
Torneira de três vias.
Manômetro.
Tubos de coleta.
Curativo adesivo.
++
A punção lombar geralmente é realizada com o paciente em decúbito lateral (Figura 2–1), deitado junto à borda do leito e com o rosto afastado da pessoa que realiza o procedimento. A coluna espinal deve ser fletida ao máximo para abrir os espaços intervertebrais. A coluna deve estar paralela à superfície do leito, e os quadris e os ombros devem estar alinhados no plano vertical.
++++
Ocasionalmente, é desejável realizar a punção lombar com o paciente sentado ao lado do leito, inclinado para a frente sobre um travesseiro que repousa sobre uma mesa-de-cabeceira, enquanto o médico se posiciona do lado oposto para realizar o procedimento.