Skip to Main Content

INTRODUÇÃO

As ilustrações a seguir são um guia para o exame das funções sensorial e motora selecionadas de certos nervos periféricos: radial (Figura A–1), mediano (Figura A–2), ulnar (Figura A–3), fibular (peroneal) (Figura A–4) e femoral (Figura A–5). A distribuição sensorial do nervo cutâneo femoral lateral e do nervo obturatório também é apresentada (Figuras A–6 e A–7). Não houve a pretensão de ilustrar os achados de uma lesão em qualquer nível em particular dos nervos apresentados. Os déficits sensoriais podem ser menos extensos que o campo sensorial completo de um nervo, porque os campos de dois nervos se sobrepõem, porque uma lesão nervosa distal afeta somente parte do campo, ou porque modalidades sensoriais diferentes apresentam envolvimento diferencial.

Figura A–1

Teste do nervo radial. (A) Distribuição sensorial. O nervo radial supre a superfície dorsolateral do braço, do antebraço, do punho e da mão; a superfície dorsal do polegar; a superfície dorsal dos dedos indicador e médio, acima das articulações interfalângicas distais, e a metade lateral da superfície dorsal do dedo anelar, acima da articulação interfalângica distal. (B) Extensor longo do polegar. O polegar está estendido junto à articulação interfalângica contra uma resistência. (C) Extensor curto do polegar. O polegar está estendido junto à articulação metacarpofalângica contra uma resistência. (D) Extensor dos dedos. Os dedos estão estendidos junto às articulações metacarpofalângicas contra uma resistência. (E) Abdutor longo do polegar. O polegar está abduzido (elevado em um plano a 90 graus em relação à palma da mão) junto à articulação carpometacarpal contra uma resistência. (F) Extensor radial longo do carpo. O punho está estendido em direção ao lado radial (polegar) contra uma resistência.

Figura A–2

Teste do nervo mediano. (A) Distribuição da sensibilidade. O nervo mediano supre a superfície dorsal dos dedos indicador e médio, a metade lateral da superfície dorsal do dedo anelar, os dois terços laterais da palma da mão, a superfície palmar do polegar, do dedo indicador, do dedo médio, e a metade lateral da superfície palmar do dedo anelar. (B) Flexor profundo dos dedos I e II. Os dedos indicador e médio estão fletidos nas articulações interfalângicas contra uma resistência. (C) Abdutor curto do polegar. O polegar está abduzido (elevado a 90 graus em relação ao plano palmar da mão) nas articulações metacarpofalângicas contra uma resistência. (D) Oponente do polegar. O polegar está cruzado sobre a palma da mão, para tocar o dedo mínimo contra uma resistência.

Figura A–3

Teste do nervo ulnar. (A) Distribuição sensorial. O nervo ulnar supre as superfícies dorsal e palmar de um terço medial da mão, as superfícies dorsal e ...

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.