Skip to Main Content

INTRODUÇÃO

Este capítulo apresenta uma visão geral dos principais hormônios envolvidos na regulação do cálcio, fosfato e metabolismo mineral do osso. Eles incluem paratormônio, vitamina D – principalmente o metabólito 1,25-(OH)2 vitamina D (1,25-di-hidroxicolecalciferol) – calcitonina e fator-23 de crescimento dos fibroblastos (FGF-23). O ciclo do remodelamento ósseo é descrito como uma base para compreensão da manutenção normal da integridade do esqueleto em adultos e da homeostase mineral. Os sintomas e sinais causados por excesso ou deficiência dos hormônios calciotróficos são apresentados juntamente com as histórias naturais de hiperparatireoidismo primário, hipercalcemia hipocalciúrica familiar (benigna), hipercalcemia de neoplasias malignas, formas diferentes de hipoparatireoidismo, e carcinoma medular da tireoide. Duas das causas mais comuns de massa óssea baixa – osteoporose e osteomalacia – são revistas, juntamente com discussão relativa à sua patogênese.

REGULAÇÃO NORMAL DO METABOLISMO DO CÁLCIO E DO FÓSFORO

GLÂNDULAS PARATIREOIDES

Anatomia

As glândulas paratireoides normais pesam, cada uma, 30 a 40 mg e são de cor cinza-escura a amarela-acinzentada. Normalmente, cada indivíduo tem quatro glândulas, de modo que a massa média total de tecido paratireoidiano no adulto é de 120 a 160 mg.

O par superior de glândulas paratireoides origina-se das quartas bolsas branquiais no embrião. Essas glândulas estão localizadas perto do ponto de interseção da artéria tireoidiana média com o nervo laríngeo recorrente. As glândulas paratireoides superiores podem estar presas posteriormente à cápsula da tireoide, ou, raramente, incorporadas à própria glândula tireoide. Localizações alternativas incluem o sulco traqueoesofágico e o espaço retroesofágico. O suprimento sanguíneo para as glândulas paratireoides superiores provém da artéria tireoidiana inferior ou, menos comumente, da artéria tireoidiana superior.

As glândulas paratireoides inferiores se desenvolvem a partir da terceira bolsa branquial, da mesma forma que o timo. Essas glândulas, geralmente, encontram-se no polo inferior da glândula tireoide ou perto deste, lateralmente à traqueia. As glândulas inferiores recebem seu suprimento de sangue das artérias tireoidianas inferiores. A localização das glândulas paratireoides inferiores é variável. Quando elas são glândulas ectópicas, muitas vezes são encontradas em associação com remanescentes do timo. Um local comum para glândulas ectópicas é o mediastino anterior. Localizações ectópicas menos comuns são a bainha da carótida, o pericárdio e a submucosa faringiana. Cerca de 10% das pessoas têm glândulas paratireoides adicionais (supranumerárias). Isso se torna um tópico muito importante quando as glândulas ectópicas desenvolvem hiperparatireoidismo.

Histologia

A glândula paratireoide é composta por três tipos de células diferentes: células principais, células claras e células oxífilas. As células principais são pequenas em diâmetro (4 a 8 μm) com núcleos centrais, e são consideradas responsáveis pela síntese e secreção do paratormônio (PTH). Em seu estado ativo, elas têm um retículo endoplasmático proeminente e regiões de Golgi densas onde o PTH é sintetizado e embalado para ...

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.