Skip to Main Content

INTRODUÇÃO

O médico envolvido na assistência cotidiana a pacientes frequentemente se depara com doenças do sistema circulatório. O conhecimento dos processos fisiopatológicos subjacentes associados com doenças do coração e dos vasos sanguíneos provê um arcabouço crítico para o manejo do paciente. Este capítulo aborda as doenças do coração, e o capítulo seguinte enfoca as doenças dos vasos sanguíneos. A estrutura e função cardíacas normais são resumidas aqui, e mecanismos fisiopatológicos para problemas cardíacos encontrados comumente são então discutidos, com ênfase em arritmias, insuficiência cardíaca, doenças valvares, doença arterial coronariana e doença do pericárdio.

ESTRUTURA E FUNÇÃO NORMAL DO CORAÇÃO

ANATOMIA

O coração é um órgão complexo cuja função primária é bombear sangue por meio das circulações pulmonar e sistêmica. Ele é composto por quatro câmaras: as câmaras bombeadoras principais, os ventrículos esquerdo e direito, e os átrios esquerdo e direito, que agem como “bombas de condicionamento-estoque” responsáveis pelos 20 a 30% finais do enchimento ventricular (Figura 10–1A). O retorno venoso periférico das veias cavas inferior e superior enche o átrio e o ventrículo direitos (por meio da valva tricúspide aberta) (Figura 10–1B). Com a contração atrial, quantidade extra de sangue flui pela valva tricúspide e completa o enchimento do ventrículo direito. Sangue não oxigenado é então bombeado para a artéria pulmonar e pulmões pelo ventrículo direito, por meio da valva pulmonar (Figura 10–1C). O sangue oxigenado retorna dos pulmões para o átrio esquerdo por meio das quatro veias pulmonares (Figura 10–1D). A contração sequencial atrial e ventricular esquerda bombeia o sangue de volta para os tecidos periféricos. A valva mitral separa o átrio e o ventrículo esquerdos, e a valva aórtica separa o ventrículo esquerdo da aorta (Figuras 10–1D e 10–1E).

FIGURA 10–1

Anatomia do coração. A: visão anterior do coração. B: visão do coração direito com a parede atrial direita refletida para mostrar o átrio direito. C: visão anterior do coração com a parede anterior removida para mostrar a cavidade ventricular direita. (Redesenhada, com permissão, de Cheitlin MD et al., eds. Clinical Cardiology, 6th ed. Publicada originalmente por Appleton & Lange. Copyright © 1993 por The McGraw-Hill Companies, Inc.) D: visão do coração esquerdo com a parede ventricular esquerda virada para trás para mostrar a valva mitral. E: visão do coração esquerdo a partir do lado esquerdo com a parede livre ventricular esquerda e a valva mitral cortadas para revelar a valva aórtica. (Redesenhada, com permissão, de Cheitlin MD et al., eds. Clinical Cardiology, 6th ed. Publicada originalmente por Appleton & Lange. Copyright © 1993 por The McGraw-Hill Companies, Inc.)

O coração situa-se no saco pericárdico, preso às estruturas do mediastino somente nos grandes vasos. ...

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.