++
OBJETIVOS
Identificar a faixa normal da concentração plasmática de glicose e a regulação hormonal de seu metabolismo, seu armazenamento e sua mobilização.
Identificar as funções específicas da insulina, do glucagon, dos glicocorticoides, das catecolaminas, do hormônio do crescimento e do hormônio tireoidiano na regulação da utilização, do armazenamento e da mobilização dos substratos energéticos.
Descrever a regulação hormonal do metabolismo dos substratos energéticos no estado pós-prandial e em jejum e compreender as consequências de sua desregulação.
Identificar os mecanismos envolvidos na manutenção do balanço energético em longo prazo.
Identificar a faixa normal da ingestão dietética de sódio, a sua distribuição corporal e as vias de excreção. Explicar as funções do hormônio antidiurético, da aldosterona, da angiotensina e do hormônio natriurético atrial na regulação do equilíbrio do sódio.
Identificar a faixa normal da ingestão dietética de potássio, a sua distribuição corporal e as vias de excreção. Explicar a regulação hormonal da concentração plasmática de potássio, a distribuição e o equilíbrio nas condições clínicas agudas e crônicas.
Identificar a faixa normal da ingestão dietética de cálcio, a sua distribuição corporal e as vias de excreção. Explicar a regulação hormonal da concentração plasmática de cálcio por reabsorção óssea, excreção renal e absorção intestinal.
Identificar a faixa normal da ingestão dietética de fosfato, a sua distribuição corporal e as vias de excreção. Explicar a regulação hormonal da concentração plasmática de fosfato por troca com o osso, excreção renal e ingestão e absorção dietética.
++
No primeiro capítulo, foram delineadas várias das funções essenciais do sistema endócrino que mantêm a homeostasia. Os capítulos subsequentes descreveram os efeitos fisiológicos específicos de determinados hormônios, os mecanismos que regulam sua produção e sua liberação e as consequências de um excesso ou de uma deficiência isolada. Todavia, a discussão desse assunto não seria completa sem uma tentativa de integrar algumas das referidas ações na regulação global de determinadas funções. Embora uma descrição completa do controle integrativo da função fisiológica esteja além do objetivo deste livro, este capítulo reúne muitos dos conceitos já apresentados. Descreve como os diferentes braços do sistema neuroendócrino interagem para regular e manter as funções básicas, que incluem o balanço energético, o volume sanguíneo e a pressão arterial, bem como a preservação da densidade mineral óssea (DMO). Por fim, apresenta uma discussão integrada dos mecanismos neuroendócrinos envolvidos na mediação da resposta ao estresse.
+++
REGULAÇÃO NEUROENDÓCRINA DO ARMAZENAMENTO, DA MOBILIZAÇÃO E DA UTILIZAÇÃO DA ENERGIA
++
A ingestão de uma refeição está diretamente relacionada com duas fases distintas que se alternam durante o dia na regulação do metabolismo energético. O estado pós-prandial reflete o metabolismo anabólico global, durante o qual a energia é armazenada na forma de compostos ricos em energia (trifosfato de adenosina [ATP] e fosfocreatinina), glicogênio, gordura e proteínas. A fase de jejum ou catabólica é o período durante o qual são utilizadas fontes endógenas de energia.
++