++
OBJETIVOS
Descrever a ovogênese, sua relação com a maturação folicular e o papel dos fatores hipofisários e ovarianos em sua regulação.
Descrever o controle da função ovariana pelas gonadotrofinas.
Relacionar os órgãos-alvo e as principais ações fisiológicas do estrogênio e da progesterona, assim como o modo pelo qual interagem entre si.
Descrever os mecanismos celulares de ação dos estrogênios e da progesterona.
Descrever os eventos endometriais (fases proliferativa e secretora) e ovarianos que ocorrem durante o ciclo menstrual e correlacioná-los com as alterações nos níveis sanguíneos dos hormônios hipofisários e ovarianos.
Identificar as vias de transporte dos espermatozoides e do óvulo necessárias à fertilização e ao deslocamento do embrião até o útero.
Descrever as principais funções endócrinas da placenta, particularmente no resgate do corpo lúteo e na manutenção da gravidez, bem como as interações entre a suprarrenal do feto e a placenta envolvidas na produção de estrogênios.
Compreender as funções da ocitocina, da relaxina e das prostaglandinas na iniciação e na manutenção do parto.
Explicar a regulação hormonal do desenvolvimento das glândulas mamárias durante a puberdade, a gravidez e a lactação, e descrever os mecanismos que controlam a produção e a secreção de leite.
Explicar a base fisiológica dos efeitos dos métodos de contracepção com hormônios esteroides.
Descrever as alterações relacionadas com a idade no sistema reprodutor feminino, incluindo os mecanismos responsáveis por essas mudanças no decorrer da vida, desde o desenvolvimento do feto até a velhice.
++
As principais funções do sistema reprodutor feminino consistem em produzir óvulos para a fertilização pelos espermatozoides e propiciar as condições apropriadas para a implantação do embrião, o crescimento e o desenvolvimento do feto e o nascimento. A regulação endócrina do sistema reprodutor é determinada pelo eixo hipotalâmico-hipofisário-ovariano. Os hormônios derivados dos ovários regulam o eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal em um padrão clássico de retroalimentação negativa. Durante o ciclo ovariano, um folículo selecionado é estimulado a crescer e se desenvolver, culminando na ovulação. Os remanescentes do folículo sofrem reorganização, produzindo o corpo lúteo, um órgão endócrino temporário que desempenha um papel fundamental na preparação e na manutenção dos estágios iniciais da gravidez. São observadas alterações concomitantes na morfologia e na função do endométrio durante o ciclo ovariano em preparação para a implantação de um óvulo fertilizado. Os hormônios ovarianos e placentários mantêm a gravidez e preparam a mama para a lactação. Este capítulo descreve os princípios básicos da complexa regulação neuroendócrina do eixo hipotalâmico-hipofisário-ovariano.
++
Os órgãos reprodutores femininos incluem os ovários, o útero e as tubas uterinas, bem como as mamas ou glândulas mamárias (Figura 9–1). Seu crescimento, desenvolvimento e função encontram-se sob regulação hormonal. Os ovários armazenam e liberam o óvulo e produzem os dois principais hormônios sexuais femininos: o estrogênio e a progesterona. Do ponto de vista funcional, os ovários consistem em um córtex externo, que contém folículos de diferentes tamanhos, e em ...