Skip to Main Content

OBJETIVOS

OBJETIVOS

  • Identificar as etapas e os fatores de controle da biossíntese, do armazenamento e da liberação dos hormônios da tireoide.

  • Descrever a distribuição do iodo e a via envolvida na síntese dos hormônios tireoidianos.

  • Explicar a importância da ligação do hormônio da tireoide no sangue para os níveis de hormônio tireoidiano total e livre.

  • Compreender o significado da conversão da tetraiodotironina (T4) em tri-iodotironina (T3) e T3 reversa (rT3) nos tecidos extratireoidianos.

  • Entender como os hormônios da tireoide produzem seus efeitos celulares.

  • Descrever os efeitos fisiológicos da T4 e da T3 sobre o desenvolvimento e o metabolismo.

  • Compreender as causas e as consequências do excesso e da deficiência dos hormônios da tireoide.

INTRODUÇÃO

Os hormônios da tireoide desempenham importantes papéis na manutenção da homeostasia e na regulação do consumo de energia. Seus efeitos fisiológicos, que são mediados em múltiplos órgãos-alvo, consistem principalmente em estimular o metabolismo e a atividade das células. As funções vitais desses hormônios, em particular no desenvolvimento, na diferenciação e na maturação, são ressaltadas pela deficiência mental grave observada em lactentes com deficiência da função dos hormônios tireoidianos durante a gestação. Esses hormônios derivam do aminoácido tirosina, sendo produzidos pela glândula tireoide em resposta à estimulação do hormônio tireoestimulante (TSH) sintetizado pela adeno-hipófise. Por sua vez, o TSH é regulado pelo peptídeo hipofisiotrófico, o hormônio de liberação da tireotrofina (TRH) (Figura 4–1). A produção dos hormônios da tireoide também é regulada pelo iodo da dieta.

FIGURA 4–1.

Eixo hipotalâmico-hipofisário-tireoidiano. O TRH é sintetizado nos neurônios parvocelulares do núcleo paraventricular do hipotálamo e liberado pelas terminações nervosas da eminência mediana, a partir da qual é transportado por meio do plexo capilar porta até a adeno-hipófise. O TRH liga-se a um receptor acoplado à proteína G na adeno-hipófise, levando a um aumento da concentração intracelular de Ca2+, que resulta em estimulação da exocitose e liberação do TSH na circulação sistêmica. O TSH estimula a glândula tireoide a aumentar a síntese e a secreção de T4 e T3 na circulação. A T4 e a T3 inibem a secreção de tireotrofina, tanto direta quanto indiretamente, pela inibição da secreção de TRH. Outros fatores que inibem a liberação de TSH incluem os glicocorticoides, a somatostatina e a dopamina.

ANATOMIA FUNCIONAL

A glândula tireoide é uma glândula alveolar (acinar) sem ductos e altamente vascularizada, localizada na parte anterior do pescoço, em frente à traqueia. Ela pesa 10 a 25 g e consiste em um lobo direito e um lobo esquerdo conectados pelo istmo. A composição celular da glândula tireoide é diversificada, incluindo os seguintes tipos de células:

  • Células foliculares (epiteliais), envolvidas na síntese dos hormônios da tireoide.

  • Células endoteliais, que revestem os capilares ...

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.