++
Esta 5a edição de Fisiologia Endócrina oferece uma cobertura abrangente dos conceitos fundamentais da ação biológica dos hormônios. O conteúdo foi revisado e editado para melhorar a clareza e a compreensão, e foram acrescentadas ilustrações para enfatizar os principais conceitos de cada capítulo. Além disso, as respostas das questões ao final dos capítulos foram expandidas a fim de incluir explicações para as respostas corretas. Foram acrescentadas várias figuras e outras foram revisadas para melhorar a compreensão de conceitos importantes de fisiologia endócrina.
++
Os conceitos aqui presentes fornecem as bases para que os estudantes de primeiro e segundo anos de medicina compreendam melhor os mecanismos fisiológicos envolvidos na regulação neuroendócrina da função dos órgãos. As informações apresentadas também visam servir como referência para residentes e especialistas. Os objetivos listados no início de cada capítulo seguem aqueles estabelecidos e continuamente atualizados pela American Physiological Society para cada sistema hormonal e correspondem aos tópicos testados na Etapa I do United States Medical Licensing Exam (USMLE).
++
Como ocorre com qualquer disciplina nas ciências e na medicina, nossa compreensão da fisiologia molecular endócrina mudou e continua a evoluir, abrangendo a regulação e interação neural, imune e metabólica. As sugestões de leitura foram atualizadas para orientar uma compreensão mais aprofundada dos conceitos apresentados: embora não estejam aqui em sua totalidade, serão muito úteis na hora de reunir as informações.
++
O Capítulo 1 descreve a organização do sistema endócrino, além de conceitos gerais sobre a produção e liberação, o transporte e destino metabólico e os mecanismos de ação celulares dos hormônios. Os Capítulos 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 discutem sistemas endócrinos específicos e descrevem os hormônios específicos produzidos pelos diferentes sistemas no contexto da regulação de sua produção e liberação, das ações fisiológicas previstas e das implicações clínicas de seu excesso ou deficiência. Cada capítulo inicia com uma breve descrição da anatomia funcional do órgão, salientando características importantes pertinentes a circulação, localização ou composição celular que tenham impacto direto em sua função endócrina. A compreensão dos mecanismos subjacentes à fisiologia endócrina normal é fundamental para entender a transição entre a saúde e a doença, além do raciocínio envolvido nas intervenções farmacológicas, cirúrgicas ou genéticas. Assim, também são descritas as características importantes envolvidas na determinação de anormalidades na produção, regulação ou função dos hormônios. Cada capítulo inclui diagramas simples que ilustram os principais conceitos apresentados e termina com algumas questões que visam testar a assimilação geral das informações apresentadas. Os conceitos-chave fornecidos em cada capítulo correspondem àquela seção particular do capítulo que os descreve. O Capítulo 10 ilustra a forma como os sistemas endócrinos individuais descritos ao longo do livro interagem de maneira dinâmica para a manutenção da homeostasia.
++
Como ocorreu nas edições anteriores deste livro, as modificações foram feitas com base em questões levantadas pelos meus alunos durante as aulas ou ao estudarem para algum exame. Essas questões foram a melhor maneira de avaliar a clareza da escrita e me alertaram para descrições desnecessárias que complicavam ou dificultavam a compreensão de um conceito básico. A melhora do aprendizado e compreensão dos conceitos por nossos estudantes continua a ser minha inspiração. Isso aumentou com a minha participação em cursos mais aprofundados para estudantes: a avaliação do conhecimento dos estudantes sobre os princípios fisiológicos básicos e a identificação de áreas de dificuldade inspiraram várias mudanças e adendos desta edição. Agradeço aos cientistas e colegas por sua dedicação ao ensino dessa disciplina e por enriquecerem minha compreensão sobre o que seja o conhecimento fundamental para estudantes de medicina dos primeiros anos.