Skip to Main Content

INTRODUÇÃO

Os eletrocardiogramas neste atlas complementam aqueles ilustrados nos Capítulos 239 e 241, 242, 243, 244, 245 e 246. As interpretações buscam enfatizar os achados específicos que tenham valor pedagógico.

Todas as figuras foram adaptadas de casos existentes no ECG Wave-Maven, Copyright 2001–2016, Beth Israel Deaconess Medical Center, http://ecg.bidmc.harvard.edu.

As siglas usadas neste capítulo são as seguintes:

  • AV, atrioventricular

  • BRD, bloqueio do ramo direito

  • BRE, bloqueio do ramo esquerdo

  • FA, fibrilação atrial

  • HVE, hipertrofia do ventrículo esquerdo

  • IM, infarto do miocárdio

  • TV, taquicardia ventricular

  • VE, ventrículo esquerdo

  • WPW, Wolff-Parkinson-White

FIGURA A9–1

Arritmia sinusal respiratória, um achado fisiológico em um adulto jovem saudável. A frequência do marca-passo sinusal é relativamente lenta no início do traçado durante a expiração, para, então, aumentar durante a inspiração e novamente ficar mais lenta com a expiração. As alterações são explicadas pela modulação no tônus vagal durante a respiração.

FIGURA A9–2

Taquicardia sinusal (110/min) com “bloqueio” AV de 1º grau (atraso na condução) e intervalo PR = 0.28 s. A onda P é visível após o segmento ST-T em V1-V3 e superposta à onda T nas demais derivações. As taquicardias atriais (não sinusais) podem produzir um padrão semelhante, mas geralmente com frequência mais elevada.

FIGURA A9–3

Ritmo sinusal (frequência de ondas P em torno de 60/min) com bloqueio AV 2:1 (2º grau) causando bradicardia importante (frequência ventricular de cerca de 30/min). HVE também presente, além de anormalidade do átrio esquerdo.

FIGURA A9–4

Ritmo sinusal (frequência de ondas P em cerca de 60/min) com bloqueio AV 2:1 (2º grau) produzindo frequência ventricular (pulso) de cerca de 30/min. Anormalidade atrial esquerda. BRD com bloqueio de fascículo anterior esquerdo. Possível IM inferior.

FIGURA A9–5

Bradicardia juncional importante (25 bpm). O ritmo é regular, com linha de base lisa entre complexos QRS estreitos sem ondas P evidentes. O paciente usava atenolol com possível doença do nó sinusal subjacente. O potássio sérico estava ligeiramente aumentado em 5,5 mEq/L.

FIGURA A9–6

Ritmo sinusal a uma frequência de 64/min (frequência de ondas P) com bloqueio AV do 3º grau (completo) produzindo uma frequência cardíaca efetiva (pulso) de 40/min. O complexo QRS estreito e lento indica marca-passo de escape juncional AV. Anormalidade atrial esquerda.

FIGURA A9–7

Ritmo sinusal a uma frequência de 90/min com bloqueio AV de 2º grau avançado e possível bloqueio atrioventricular total transitório ...

Pop-up div Successfully Displayed

This div only appears when the trigger link is hovered over. Otherwise it is hidden from view.