++
Temos a satisfação de apresentar a 20a edição do Medicina interna de Harrison. Esta edição representa um verdadeiro marco na medicina, celebrando 70 anos desta obra que tem beneficiado diversas gerações de estudantes, residentes e profissionais da prática clínica. Ao mesmo tempo em que acompanha a evolução da medicina e da educação médica, este clássico da literatura médica mantém as características originais que sempre o diferenciaram dos outros livros da área – foco rigoroso nas manifestações clínicas das doenças, resumos minuciosos da fisiopatologia e do tratamento, além de destaques sobre o futuro emergente da ciência e da medicina. De fato, o Harrison mantém sua convicção de que, na profissão da medicina, somos todos eternos estudantes, e o aprendizado contínuo por toda a vida é nosso objetivo em comum.
++
O Harrison possibilita o aprendizado ao longo de toda a carreira médica. Voltado aos estudantes, o Capítulo 1 da Parte 1 inicia com uma visão geral da “Prática da medicina”. Neste capítulo introdutório, os organizadores preservam a tradição de definir a ciência e a arte da medicina, enfatizando os valores da nossa profissão e incorporando novos avanços em tecnologia, ciência e cuidados clínicos. A Parte 2, “Principais manifestações e apresentações das doenças”, é representativa do estilo único do Harrison. Esses capítulos descrevem detalhadamente a apresentação dos pacientes com condições clínicas comuns, como cefaleia, febre, tosse, palpitações ou anemia, além de oferecer um panorama dos sintomas típicos, achados físicos e diagnóstico diferencial. O domínio desses assuntos prepara os estudantes para os capítulos seguintes, que abordam as doenças específicas encontradas nas disciplinas de fisiopatologia e nos estágios clínicos. Para os residentes que cuidam de pacientes e se preparam para provas de títulos, o Harrison continua sendo uma fonte de conteúdo confiável escrito por especialistas reconhecidos internacionalmente. Os residentes encontrarão conteúdo aprofundado, tabelas completas e abrangentes, figuras esclarecedoras e algoritmos clínicos. Muitas questões de provas de títulos são baseadas em tópicos de avaliação importantes derivados de capítulos do Harrison. Um livro complementar muito útil, Medicina interna de Harrison: preparação para provas e concursos, apresenta mais de 1.000 perguntas acompanhadas de explicações completas das respostas corretas, além de indicar o capítulo onde o assunto é abordado em profundidade no livro principal. Profissionais da prática clínica precisam acompanhar a constante evolução das bases de conhecimento e das diretrizes clínicas como parte de seu aprendizado contínuo. Os profissionais encontrarão capítulos amplamente atualizados a cada nova edição do Harrison, pois ele é uma excelente referência no ponto de atendimento para questões clínicas, diagnóstico diferencial e manejo do paciente. Além da expansão e do detalhamento das seções de Tratamento, o Harrison mantém a tradição de incluir as seções de “Abordagem ao paciente”, que oferecem uma visão especializada do manejo prático de condições clínicas frequentes e muitas vezes complexas.
++
Esta edição foi extensamente modificada, tanto em relação ao formato quanto ao conteúdo. Capítulos que na edição anterior estavam disponíveis somente em formato eletrônico agora foram reincorporados ao livro impresso. A 20a edição marca o retorno das “Leituras adicionais” ao final de cada capítulo, apresentando referências cuidadosamente selecionadas pelos autores. Os autores e organizadores selecionaram e sintetizaram rigorosamente o imenso volume de informações que compõem a medicina interna como um todo – e cada uma das especialidades principais – nesta obra em dois volumes altamente informativa e de fácil leitura. Os leitores encontrarão aqui o estilo de texto conciso e a uniformidade de formato que sempre caracterizaram o Harrison, bem como um enfoque rigoroso nas informações essenciais, com o objetivo de oferecer soluções claras e conclusivas para os problemas clínicos. Além do livro impresso, o Harrison também está disponível em formato eletrônico em diversas lojas e bibliotecas digitais. O material complementar online pode ser acessado. As versões digitais apresentam uma série de vídeos, atlas fotográficos, referências bibliográficas adicionais, tutoriais e animações que abordam aspectos importantes da medicina. O Manual de medicina de Harrison é uma versão concisa das informações que são encontradas em maior profundidade no tratado, e também está disponível em formato eletrônico. Juntas, essas plataformas formam a família Harrison – uma base de conteúdos úteis na preparação para provas e concursos, no atendimento presencial e como referência clínica.
++
São exemplos de capítulos novos nesta edição: “Promoção da saúde”, que enfatiza a prevenção e as mudanças práticas no estilo de vida para o aumento da longevidade e do bem-estar; “Sistemas de cuidados de saúde em países desenvolvidos”, que oferece uma comparação dos modelos de sistemas de saúde em diversas partes do mundo; “Farmacogenômica”, que sugere novas abordagens para a seleção de medicamentos precisos e doses adequadas; “Resistência bacteriana aos agentes antimicrobianos”, que destaca o uso disseminado e às vezes inadequado de antibióticos na saúde e na agricultura; “Saúde LGBT”, que delineia estratégias para melhorar o acesso e os modelos de cuidados para as populações com necessidades de saúde distintas; “Neuromielite óptica”, que resume os distúrbios semelhantes à esclerose múltipla mas que requerem tratamentos diferentes; “Mudanças globais nos padrões de doenças infecciosas”, que analisa a evolução dinâmica das novas doenças infecciosas e a erradicação de doenças antigas, incluindo algumas que atormentaram a humanidade por séculos; e “Abordagem à consultoria médica”, que oferece orientação prática para garantir que o consultor aborde as necessidades do profissional solicitante.
++
Além desses e de outros assuntos novos, a 20a edição apresenta um grupo fascinante de capítulos na Parte 20, “Avanços da medicina”, antecipando aspectos inovadores da ciência que mudarão a prática médica no futuro próximo. São exemplos de capítulos novos da Parte 20: “Doenças dos telômeros”, “Papel da epigenética na doença e no tratamento”, “Papel da biologia circadiana na saúde e na doença” e “Economia comportamental e saúde”. Além deles, grandes avanços em cada especialidade da medicina interna foram incorporados a esta nova edição: de modo especial, ressaltamos a atualização do capítulo sobre HIV/Aids, que oferece um enfoque clinicamente pragmático e uma abordagem ampla e analítica à patogênese. O texto atualizado inclui os mais recentes protocolos de tratamento e aborda a questão das modalidades combinadas de prevenção, o que faz deste capítulo o mais atualizado tratado sobre HIV disponível na literatura.
++
Os leitores encontrarão uma cobertura ampliada das doenças neurodegenerativas, destacando importantes avanços na classificação e no manejo e delineando os novos mecanismos responsáveis pela deposição e disseminação de agregados de proteínas patogênicos nessas doenças. Outro destaque desta nova edição é a orientação prática quanto ao uso de terapias altamente eficazes para esclerose múltipla. O capítulo sobre hepatite crônica aborda detalhadamente as importantes novas descobertas no uso de agentes antivirais diretamente ativos para o tratamento e a cura da doença crônica pelo vírus da hepatite C – esses agentes são responsáveis por alguns dos avanços terapêuticos mais animadores na medicina atual.
++
A promessa do Projeto do Genoma Humano continua se materializando na medicina clínica. Essa perspectiva é refletida ao longo de todo o livro, mas fica especialmente evidenciada pelos avanços na compreensão da heterogeneidade genética dos cânceres, incluindo a nosologia molecular, que diferencia entidades distintas que compartilham semelhanças histológicas. As ferramentas da genética também orientam o uso de terapias dirigidas a lesões genéticas específicas e à ativação do sistema imune. O aconselhamento genético para pacientes com predisposição genética ao câncer (p.ex., BRCA 1/2) está orientando as estratégias de prevenção e reduzindo o risco de câncer. Nossa compreensão do microbioma, sua relevância para a fisiologia normal e para a patogênese da doença e suas implicações no tratamento de diversas doenças, está se expandindo rapidamente, e esses avanços estão refletidos em um capítulo inteiramente reescrito, “O microbioma humano”, e em um capítulo cuidadosamente atualizado, “Genômica microbiana e doenças infecciosas”. A classificação e o controle do diabetes também foram cuidadosamente atualizados com base em novos estudos, diretrizes clínicas e tratamentos. Diretrizes atualizadas para o manejo e a substituição da testosterona estão baseadas nos resultados de novos ensaios clínicos.
++
Temos muitas pessoas a agradecer por seu empenho em produzir este livro. Em primeiro lugar, os autores fizeram um excelente trabalho na produção de capítulos precisos e confiáveis que sintetizam quantidades enormes de dados clínicos e científicos, criando abordagens práticas e informativas para o manejo dos pacientes. Com as mudanças rápidas e a grande quantidade de informações do ambiente atual, eles garantiram a atualidade dessas informações. Somos muito gratos aos colegas que trabalharam próximo a cada organizador para facilitar a comunicação com os autores, ajudando, assim, a manter o conteúdo do Harrison atualizado. Em especial, gostaríamos de agradecer o apoio especializado de Patricia Conrad, Patricia L. Duffey, Gregory K. Folkers, Julie B. McCoy, Elizabeth Robbins, Anita Rodriguez e Stephanie Tribuna. Scott Grillo e James Shanahan, nossos parceiros de longa data no grupo de publicações profissionais da McGraw-Hill Education, inspiraram a evolução dinâmica e criativa do Harrison, orientando o desenvolvimento do livro e seus produtos relacionados em novos formatos. Kim Davis, gerente editorial, garantiu que a produção complexa deste livro com vários autores ocorresse de maneira eficiente. Priscilla Beer e Armen Ovsepyen supervisionaram a produção dos vídeos e animações. Jeffrey Herzich, junto com outros membros da McGraw-Hill Education, atuou como gerente de produção nesta nova edição.
++
Temos o privilégio de ter compilado esta 20a edição e estamos entusiasmados com tudo o que ela oferece aos nossos leitores. Aprendemos muito ao longo da produção editorial do Harrison e esperamos que você considere esta edição um recurso clínico e educacional excepcionalmente valioso.
+